21 julho 2016

RESENHA: Duff


Título: Duff
Autora: Kody Keplinger
Páginas: 328
Editora: GloboAlt
Nota: 4/5

Sinopse: Bianca Piper não é a garota mais bonita da escola, mas tem um grupo leal de amigas, é inteligente e não se importa com o que os outros pensam dela (ou ela acha). Ela também é muito esperta para cair na conversa mole de Wesley Rush - o cara bonito, rico e popular da escola - que a apelida de DUFF, sigla em inglês para Designated Ugly Fat Friend, a menos atraente do seu grupo de amigas. Porém a vida de Bianca fora da escola não vai bem e, desesperada por uma distração, ela acaba beijando Wesley. Pior de tudo: ela gosta. Como válvula de escape, Bianca se envolve em uma relação de inimizade colorida com ele. Enquanto o mundo ao seu redor começa a desmoronar, Bianca descobre, aterrorizada, que está se apaixonando pelo garoto que ela odiava mais do que tudo.


Quando li pela primeira vez a sinopse do livro, fiquei super animada para conhecer a história e acompanhar os desafios cotidianos que a Bianca enfrenta. Além disso, o livro trata de um assunto que ganhou certa seriedade nos últimos tempos: o bullying. E por gostar bastante desse tópico em especial, resolvi me aventurar nessa leitura.

Em Duff, conhecemos Bianca Pyper uma jovem que está vivenciando as emoções do ensino médio, ao lado de suas duas melhores amigas. Acontece que Bianca não é muito popular e de longe a garota mais bonita da escola. Em contrapartida suas duas melhores amigas são incrivelmente deslumbrantes e muito populares.

Bianca sempre foi uma jovem mais reservada, não gosta muito de baladas e prefere ficar em casa em um sábado a noite. No entanto, suas amigas gostam muito de sair para dançar e ela acaba acompanhando-as em alguns eventos, mesmo que seja para ficar jogando conversa fora com o barman e se embriagando de muita coca cola zero.

“– [...] designated, ugly, fat e friend, ou seja, a amiga feia e gorda. – explicou ele. – Sem querer ofender, é isso que você é.”

Um certo dia Wesley Rush - um dos caras mais populares do colégio - se aproxima de Bianca com intuito de sair com as amigas dela. Bianca acha super engraçada a atitude dele, mas o rapaz diz que essa é a função dela, por ser a DUFF (Designated Ugly Fat Friend) do grupo. No sentindo literal, Wesley diz que Bianca é a amiga gorda e feia , que as garotas bonitas usam para parecem mais bonitas. E com isso Bianca fica muito revoltada com Wesley e acaba tomando uma atitude muito ousada: ela o beija.

A partir desse dia a vida de Bianca toma um novo rumo. Além de ter problemas em casa, ela ainda é obrigada a se afastar e mentir para suas amigas, para se encontrar secretamente com Wesley. E apesar de ter uma vida muito turbulenta, tudo que ela não consegue parar de pensar é no fato de ser uma DUFF e que isso de forma alguma a incomoda, ainda que seja claramente visível a sua decepção com o rótulo.

“Depois de pensar nisso por um tempo, decidi que havia muitos benefícios em ser uma Duff. Benefício 1: não é preciso se preocupar com cabelo ou maquiagem. Benefício 2: não há pressão para ser descolada – não é para você que estão olhando. Benefício 3: sem problemas com garotos.”

De todos os personagens da trama, Bianca é o destaque. Não só por ser a protagonista, mas por todos os sentimentos que ela expõe e a forma como lida com o que ocorre a sua volta. Wesley também foi um personagem muito intrigante, que por vezes mostrou-se alienado aos sentimentos das garotas, mas quando começa a se dar conta disso ele tenta consertar o erro. As amigas da Bianca e os demais personagens que compõe a obra, são em certo ponto previsíveis, mas marcantes.

Se a princípio eu encarei o livro como um simples drama adolescente, me surpreendi muito com todos os sentimentos que a autora soube expor. Me vi de frente para a insegurança, a busca por aceitação, a forma como os problemas familiares afetam os filhos e como o amor e amizade são laços tênues e que precisam ser fortemente reforçados. Para mim a mensagem que o livro passou é justamente a injustiça que são esses julgamentos precipitados sobre uma pessoa e a insensibilidade perante os sentimentos dos outros.


"Não importa aonde vá ou o que você faça para se distrair, a realidade alcança você."


O livro é um excelente trabalho da GloboAlt que caprichou muito na diagramação e na capa que ficou super linda. Confesso que vi o filme primeiro no Netflix e posteriormente li a obra. Mas agora, sem dúvidas recomendo o livro que passa os verdadeiros sentimentos da história e consegue ser muito mais do que uma comédia-romance colegial. Não me levem a mal, eu consegui curti bastante o filme, mas o livro expôs melhor a mensagem que a autora quis passar, ao meu ver.

Por fim recomendo a obra para todos que apreciem uma leitura leve e reflexiva, se emocionem com os momentos vividos pela Bianca e reflitam sobre a vida tal como eu fiz. 

29 comentários:

  1. Olá
    essa é a minha leitura atual, quase no finalzinho mesmo e sua resenha me deixou ainda mais ansiosa para finalizar. Também estou achando uma leitura bem leve, e super reflexiva. Estou adorandk a Binca, especialmente por suas atitudes.

    Boas leituras!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fer,

      Você com certeza vai apreciar o final! Me conta depois o que achou.

      Abraços

      Excluir
  2. Que surpresa essa resenha. Confesso que já vi várias vezes o livro mas para mim, sempre parecia mais do mesmo. Belo engano! Conseguir compreender todo o universo de Bianca e suas mazelas, o fato da autora conseguir explorar de maneira tão viva os sentimentos é que deixa o diferencial na obra. Pretendo ler e conhecer mais sobre a personagem.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Fico feliz que você tenha tido um melhor vislumbre da obra.

      Abraços

      Excluir
  3. Oi, Viviane!
    Também gosto de livros que tratem sobre o bullying.
    Pelas descrições que fez de Bianca, eu meio que me identifiquei com ela.
    Quando li que ela beija o cara, abri uma nova guia aqui e procurei o livro no skoob para adicioná-lo a minha lista de livros para ler. Fiquei encantada com a resenha e com o que o livro possui! As características que você mencionou também contribuíram para que a minha vontade de ler se tornasse maior. Vou procurá-lo. Muito obrigada pela dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thamiris,

      Pois é o bullying realmente tem ganhado uma certa seriedade nos últimos tempos, o que é muito bom. Pois é, quando ela o beija você simplesmente lê umas 3x para ver se está certo haha. Depois que ler me conta o que achou.

      Abraços

      Excluir
  4. Oi, Viviane.
    Eu gosto bastante do gênero mas esse livro nunca conseguiu despertar o meu interesse para a leitura. Eu até acho a trama bem legalzinha mas não consigo parar para ler. Gostei da sua resenha e de ver os pontos que você mencionou mas dessa vez eu vou passar a dica :(

    ResponderExcluir
  5. Eu também encararia o livro como apenas uma leitura adolescente e gostei de saber que o livro traz muito mais que isso. Acho a capa bem fofa e curti saber a sua opinião. Espero poder ler o livro antes de conferir o filme.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Olá. Tudo bem?Apesar do livro tratar um tema tão polêmico como o bullyng, achon que eu não teria paciência para ler um livro com um enredo com tantoe dramas tópicos de adolescentes. Já passei desaa fase....mesmo você ressaltando que nãoé uma história assim.
    Fica para uma próxima dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi querida,
    Adorei a resenha, estou muitooo interessada no filme, mas sei que tenho que ler o livro primeiro.
    Adorei a personagem principal "Bianca", e achei engraçado como ela do nada beija o cara (Não do nada, mas... Sei lá, como ela teve coragem no momento?). Ela fica se encontrando com ele, e não resolve o assunto dela com as amigas.

    Estou pensando em ver o filme primeiro, pois quero entender o mais rápido possível. O livro está na minha lista de desejos da saraiva, estou louca para ler ♡

    XoXo, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  9. Olá Viviane,
    Já vi o filme e gostei bastante. Enquanto lia sua resenha, fui notando as diferenças entre a obra e adaptação e isso me deixou animada, pois me senti em uma nova história.
    Acho que a ideia de autora é bem bacana e isso agrada muitos leitores. Achei muito legal a bianca ter tomado a iniciativa e beijado o Wesley, isso me deixou animada, pois mostrou que a personagem não está ali para ficar sofrendo hahah.
    Adorei sua resenha, ela só aumentou minha vontade de ler o livro.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Eu não conhecia a obra e nem assistir o filme, mas vou confessar, amei o tema abordado. Só pelo tema eu já daria uma chance para o livro, mas agora saber que ele também trata de um romance... MDS... Necessito dessa obra. Sem chance de dúvidas lerei Duff na primeira oportunidade que surgir.

    desencaixados.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Quando vi o lançamento deste livro, confesso que não fiquei interessada, ainda mais depois que li uma resenha do filme. Mas, depois que fui ao evento da editora, e vi os comentários tanto do livro, quanto do filme, até que fiquei tentada a ler, mas ainda não consegui.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Oie, ah, eu tenho certeza que também preferiria o livro, sempre prefiro, e adorei saber que é mais que um drama adolescentes e que podemos acompanhar todos os sentimentos. Outro ponto bacana que você destacou é do wesley não prestar atenção aos sentimentos das garotas mas depois concertar seus erros. Todos que leram esse livro falaram bem, então estou com uma forte tendência a dar uma chance

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Já assisti o filme e amei, por isso comprei o livro, mas ainda não li.
    Sinto que terei que passar ele na frente depois da sua resenha, pois renovou minha vontade de lê-lo.
    A Bianca realmente se destaca, e é uma das minhas preferidas (pelo menos nos filmes).
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Não conhecia a obra e nem sabia que existia um filme, rsrs.
    Talvez a capa não me conquistasse, porém lendo a sinopse + a sua resenha, já mudei de opinião.
    Acho que me veria na Bianca, pois eu entendo ela em relação a não gostar de ir para festas e preferir ficar em casa.
    Que bom que curtiu, com certeza vou atrás dele. Só não sei se assistirei o filme antes...
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá, li esse livro esse ano e também assisti o filme primeiro na netflix e adorei os dois sendo que achei que o filme era mais uma típica comédia adolescente para se divertir e o livro passa realmente uma mensagem sobre o bullyng, os dois são muito bons mas tem intuitos totalmente diferentes.
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi flor, eu não vi o filme por isso não posso nem fazer uma comparação. Para falar a verdade eu nem li o livro. Por isso as impressões que tive é com base no texto, então, falando nelas confesso que me surpreendi que apesar de ser uma trama adolescente a autora foca em sentimentos tão verdadeiros que acabamos nos identificando e tal. Sobre a capa, confesso que não gostei muito não, mais apesar disso acredito que o trabalho da editora seja perfeito, especialmente a diagramação e revisão. :)

    Beijos
    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

    ResponderExcluir
  17. Já tinha ouvido falar nesse livro e fiquei muito curiosa em ler pelo mesmo motivo que você: o assunto abordado, que acho bem interessante.
    Mas eu imaginei que seria bem adolescente, mas que bom saber que a autora conseguiu expor os sentimentos muito bem, e você achou que foi além de um simples drama adolescente.
    Não conheço o filme, mas agora fiquei curiosa pra ler e assisti-lo!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    É aquela coisa: tem clichê que é bem escrito e bom. Eu ainda não li Duff, mas vi o filme e gostei e minha colaboradora leu e adorou. É aquele tipo de YA que te cativa e te deixa meio reflexivo. Acredito muito que a escrita da autora seja envolvente e encantadora. Espero ler, na verdade, ta na minha lista do ano.

    bjs =)

    ResponderExcluir
  19. Oiee ^^
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas, apesar de a premissa dele ser um pouco clichê, eu gostei. Nunca tinha visto sobre essa coisa de "Duff" antes, mas vi em um seriado essa coisa de "meninas bonitas andando com uma feia para parecerem mais bonitas". Também gosto de livros que falam sobre bullying, acho que é importante termos consciência dessas coisas, né? Gostei do livro, mas não sabia que tinha um filme :)
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. O livro me parece ter uma história divertida, achei bacana a atitude da menina de beijar o cara kkkkkkkk eu jamais faria isso, pode-se dizer que não sou a pessoa mais confiante do mundo.
    E esse cara que não sabe entender os sentimentos das meninas, não vai ser o único no mundo.
    ótima resenha, chamou muito a minha atenção, como estou um pouco sem grana para investir em livros vou dar um procurada no filme.
    bjs.
    seforasilva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Confesso que só vi o filme até agora, mas gostei tanto do filme que com certeza irei ler o livro. Tanto por falar de coisas como o bullyng de uma maneira diferente.
    Espero gostar.
    Beijso

    ResponderExcluir
  22. Não li o livro nem assisti o filme, mas realmente o bullying é um tema que merece ser retratado em vários livros, e a proposta da obra, de mostrar um tema sério de uma maneira divertida me encanta. Não sabia o que era Duff, mas me interessou, achei ousada a personagem beijar ele por uma revolta, amei a resenha e espero ler logo o livro

    ResponderExcluir
  23. Hi baby, tudo bem? só soube que havia esse livro depois que assisti o filme, que por sinal eu gostei bastante e até fiz um review dele no meu blog, ainda quero muito ler esse livro, obrigada por ter me feito se lembrar dele hehe adorei a resenha

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  24. Adoro Duff. Tanto o filme quanto o livro. Pra mim também foi uma leitura surpreendente e cheia de dramas, aceitação pessoal e tudo mais. AMEI sua resenha haha
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Oi, Vivi

    Eu assisti ao filme, mas ainda não consegui ler o livro. Ele tem aquele estilo dos filmes americanos dos anos 90, mas a Bianca tem um diferencial, é uma protagonista mais carismática.
    Eu imaginava que o livro seria mesmo melhor que o filme, afinal, sempre é! hahaha
    Quero ler porque é uma leitura bem divertida, mas vou deixar isso mais pra frente um pouquinho.
    Adorei a resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Oi Vivianne, tudo bem?
    eu sou louca para ler esse livro, ainda mais que se trata de um drama adolescente que pode nos surpreender, eu nem sabia que tinha filme acredita? ahahah mas com toda certeza lerei o livro antes, fiquei bem feliz com a sua resenha e tenho certeza que irei adorar ele também.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir