09 dezembro 2017

RESENHA : FOME - MÁRCIO BENJAMIN

Titulo : Fome
Autor : Márcio Benjamin
Páginas : 189
Editora : Jovens Escribas
Nota :5/5



Sinopse:Em seu  livro, "Fome", Márcio segue a linha do terror e mantém o nordeste brasileiro como cenário para sua ficção. Porém, desta vez, escolheu o monstro mais querido da cultura pop, os mortos vivos conhecidos como zumbis e o situou numa cidadezinha interiorana que está passando por uma cruel e prolongada seca.


Avaliação

"Dedico esse livro a todos aqueles que sobreviveram"


Fome nos trás um apocalipse zumbi , que tem como cenário de fundo o sertão.
Impossível ? Não.
Vamos conhecer a Fatima, que cresceu entre as muitas dificuldades que o sertão pode mostrar, mas conseguiu com a ajuda de sua mãe Zefa se formar, e hoje mora mais ao sul, tem uma família e trabalha em um hospital. Ela estava indo buscar sua mãe para morar com ela, mas é recebida na rodoviária pelo delegado Paranhos , com um notícia não boa : sua mãe havia sido assassinada.


Enquanto ela conversava com o delegado , ele é chamado para uma outra ocorrência : Uma criança acordou em seu próprio velório,enquanto uns se ajoelhavam dizendo ser um milagre, quando a mãe foi pega -la, ele a mordeu como se estivesse com muita fome. 
"Tonta, Socorro demorou a entender, demorou até sentir a dor daqueles dentes que lhe rasgavam o peito enquanto o sangue descia . grosso e viscoso .Todo o velório já tinha fugido desesperado, enquanto a sua vista escureceu de vez ." 
Enquanto o delegado procurava entender o que estava acontecendo, mais casos foram aparecendo. Pessoas daquela cidadezinha, matando os seus vizinhos, amigos, família, simplesmente para comer sua carne, pareciam estar em um transe , nada parecia derrubá-los, enquanto os que estavam lúcidos, tentavam desesperadamente fugir.
Então , o que estava acontecendo ali?
Porque do nada , os moradores daquele lugar se transformaram em zumbis?
É o que o delegado, e as poucas pessoas que estão fugindo dessa praga vão tentar descobrir.


Esse foi um livro que simplesmente adorei, conhecer a escrita do autor e saber que em suas histórias ele não perde as origens, usando sua terra como cenário , me convenceu ainda mais a ler e ver como tudo se encaixa.
O livro aborda um tema importante e interessante (se eu disser será um belo spoiler), também nos faz ver que esse sertão pode ser em qualquer lugar do mundo. 
Também gostei da forma como ele coloca os pensamentos do zumbi, claro , para ele querer nos atacar tem um motivo, algo que aguce sua fome.
"Um cheiro tão rico ,por cima da janela.Um cheiro de café ,buchada nova, carne de sol, mel de engenho. Um cheiro tão lindo e forte , que por si ,quase alimentava.Seria possível? O cheiro de vida ,como se entrasse por dentro da pele do padre velho, trazendo de volta o passado." 
Vemos como as pessoas podem se ajudar num momento de desespero, que covardes sempre existem e são os primeiros a sumir e os que pareceram ser covardes a vida toda, são os mais corajosos.


Uma leitura que gostei muito, edição esta impecável e não achei erros.
Convido a todos para conhecer essa Fome que assombra o sertão.


"A carne andou naquela sala, a carne fresca , nova, cheirando à vida, tinha deixado o seu aroma maravilhoso naquelas paredes.Como uma panela de feijão ainda não lavada.Mas agora só havia fome, como a dele."



25 comentários:

  1. Amei a proposta do livro, algo inovador no mercado nacional. Muito engraçado a sua selfie com o livro. Sem falar como relatado por ti, o livro não apresenta erros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, André! Entregamos pra todo o Brasil! Frete e autógrafo grátis hehe

      Excluir
  2. Nossa, que bacana, nunca li um livro de zumbis (coisa que adoro fazer) com o ambiente no sertão, só por essa escolha do autor já me conquistou. Achei a trama bem curiosa, espero conhecer o livro, tem a capa linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O desenhista é incrível mesmo. Chama-se Shiko! Muito obrigado pelo interesse! Entregamos pra todo o Brasil!

      Excluir
  3. Me arrepiei com a resenha. Um livro bem original no que diz respeito a todo o contexto envolvendo zumbis e o cenário sertanejo - e o spoiler que você não pôde contar. rs
    A abordagem diferenciada, colocando os pensamentos do zumbis, também chama bastante a atenção. Fiquei bastante curiosa e ele entrará para minha lista de desejados!
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  4. Olá, ainda não conhecia esse livro mas pela sua resenha já fiquei com uma vontade enorme de ler ele. Muito bacana essa ambientação no sertão. Estou curiosa para descobrir mais sobre esses zumbis.

    ResponderExcluir
  5. Quando li André Vianco pela primeira vez, me encantei e estranhei todo esse cenário de horror no Brasil. Percebi pelos quotes escolhidos que este deve ter a mesma pegada. Gostei.

    Nara Dias
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que se interessar é só falar! Muito obrigado!

      Excluir
  6. Nossa, que bacana, nunca li nada no estilo que se passe numa cidade do interior do Nordeste, neste caso, entendi como o Sertão a julgar pela seca. Até li causos de terror, mas não juntando o pop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é bem pop sim hehe qualquer coisa é só falar!

      Excluir
  7. Meu! Já me interessei pela capa e ainda é da terrinha quero ler mesmo, espero que tenha na Amazon! Feliz 2018!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim! Mas comigo fica mais em conta e tem autógrafo grátis hehe muito obrigado pelo interesse!

      Excluir
  8. Caracaaaa, preciso desse livro!!
    Eu amo tudo que envolva zumbis e já fiquei aqui toda curiosa com o enredo desta obra. Eu adorei, espero poder realizar a leitura em breve e gostar muito!

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas confesso que já pela capa vi que não era meu estilo de leitura e lendo sua resenha eu tive certeza. É um gênero que eu não gosto e não consigo me interessar.
    Achei legal o autor não abandonar suas origens e ambientar a obra no Nordeste. Além disso, fico feliz por você ter gostado tanto da leitura.
    Infelizmente, a obra não despertou meu interesse, mas adorei a resenha e acredito que é uma boa indicação para quem curte o gênero.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem problemas! Nosso país é diverso. Mas já ajuda muito se indicar a quem gosta do gênero! Muito obrigado pela leitura da resenha!

      Excluir
  10. Olá, eu não conhecia esse livro, mas sem duvida fiquei bem curiosa para lê-lo, além de trazer zumbis o cenário escolhido pelo autor é bem interessante *-* Adorei a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo interesse! Quando quiser é só falar!

      Excluir
  11. Olá!
    Fiquei curiosa com o enredo e por você ter guardado os mistérios a sete chaves. Essa capa é meio assustadora, mas ao mesmo tempo instigante.
    Quem sabe eu leia em algum momento.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Nossa que cenário inusitado, no bom sentido. Com um enredo diferente, seria difícil não cativar ou não chamar atenção. De fato a capa é bonita, e por mais que não curta o gênero, fiquei curiosa. Pude ver sua empolgação com ele hehe
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oie, tudo bom?
    Adorei a resenha! A capa me deixou aflita, pois é bem a cara de um zumbi ali, né. #Medo. Quero ler pois adoro distopias assim, e estava mesmo procurando algo do tipo pra ler. Amei a dica!

    ResponderExcluir
  14. A Jovens Escribas é da minha cidade, já vi esse livro no site deles. Fiquei com muita vontade de comprar, confesso — a capa é bem legal. Adorei a dica! Boa sorte com o blog :)

    Portal GATILHO
    https://portalgatilho.wordpress.com

    ResponderExcluir