21 agosto 2018

RESENHA: UM GRÃO DE AREIA - PEDRO BRAGHIN

"Uma vez me disseram que eu sou um grão de areia, e que minhas ações não podem surtir efeito em meio à imensidão. Mas eu não estou sozinho, estou?"


Título: Um Grão de Areia
Autor: Pedro Braghin
Páginas : 175
Editora : Autografia
Nota:4/5
**Livro cedido pela editora para resenha**
Sinopse: Um jovem médico, rico e arrogante jamais conseguiria fazer algo em meio ao caos e violência. Impulsionado por uma raiva incontrolável, Almir não se conformava com o fato de ninguém se mobilizar em ajudar os menos favorecidos. Ele embarca então em uma cruzada emocionante na busca de provar a todo custo, que pode mudar o mundo. Será que um bom coração, sozinho e impaciente pode surtir algum efeito no mundo caótico e violento? Ou seria apenas um grão de areia, insignificante?

Avaliação

Um médico brasileiro recém formado nos EUA e com o pensamento que pode mudar o mundo, mas queria merecer clinicar, construir carreira e ser importante para quem realmente precisa. Seu pai é "o medico das celebridades", e Almir não quer ter sucesso sendo a sombra do pai, por isso ele parte como voluntário para África, mesmo tendo somente sua irmã o apoiando, ele quer ir fazer a diferença onde mais precisa.


E nada acontece como ele planejou, um lugar esquecido por quase todos, com perigos maiores do que as doenças e fome, um cenário que choca, pois a mídia não nos mostra tudo. Poderia Almir conseguir fazer algo por aqueles que mais precisam?

★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★

Juro que li esse livro em poucas horas, os capitulos são curtos , a leitura não fica arrastada.
Vemos pelo olhar do Almir as dificuldades não só do povo que ele vai ajudar, mas do voluntários (ele demora 4 dias até chegar em seu destino, pois além dos saqueadores que aparecem no aeroporto, eles tem que se esconder da milícia na floresta).


A realidade que o autor nos mostra me fez pensar em como sou abençoada, mesmo sendo tudo difícil, pelo menos não passo necessidade.(em um momento Almir fica dias sem comer e beber nada, e quando retorna para a vila em que clinicava a primeira coisa que diz é AGUA, uma coisa simples, mas tão difícil naquele momento.)

Vemos também a visão das crianças em relação a tudo o que acontece, uma menininha disse que estava brincando quando ouviu tiros e machucou o pé, na verdade um dos tirou a acertou no pé, quebrando o osso, outra que morre devido a uma febre, estava tão fraco e desnutrido que não aguentou (nem imagino a dor que eles passam, gente morrer de fome é uma morte dolorida e muito lenta)assim como tudo tem relação politica, algumas pessoas atuam em ambos os lados (povo X política), enfim, fiquei muito tempo falando desse livro para uma amiga, e sim, recomendo a leitura.


Vários pontos me emocionaram, voluntários que realmente deixam suas vidas para ir ajudar da maneira que podem, podendo perder a vida no processo, médicos que encerram seu período nesse caos, e voltam muitos anos mais velho, mesmo não aparentando (o dia a dia exige muito desses voluntários física e psicologicamente).E sem esquecer do povo que só por Deus sobrevivem.
E os soldados de varias partes do mundo que morrem defendendo uma guerra que nem eles entendem, como disse um deles no livro:
"- A gente sempre volta. Sempre..."
Com certeza o Almir que foi cheio de esperança e querendo loucamente ajudar ficou na África, pois quem vive essa experiência volta uma pessoa completamente diferente. Mas também vemos esperança...no caso do Almir, seu equilíbrio retorna com uma simples flor amarela.(muito lindo)

"Com a respiração acelerada, sua mão toca algo no bolso do jaleco: uma flor amarelo-acinzentada, murcha e soltando pétalas. Não houve muitos momentos bons até aquele momento, mas aquela flor certamente foi um."
Livro com folhas amarelas , fonte de um tamanho ótimo para ler e encontrei somente um erro.
Indico essa leitura, o autor não detalha as cenas, mas o que ele nos conta dá margem para a imaginação.

Será que você é mais do que um grão de areia? Eu tento ser.

Bjus de luz.

7 comentários:

  1. Achei a frase que vc selecionou pro início da publicação incrível.
    Não conhecia a obra e fiquei interessada pela leitura. Pelo que pude compreender o livro vai mostrar muito do que a gente não conhece de um país muito esquecido. Sem falar da drama familiar e o sonho dele de fazer a diferença e ajudar quem realmente precisa.
    Sem dúvidas daria uma chance pra essa leitura =D

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  2. Nossa, o livro parece realmente ter uma história densa e marcante. Gosto de histórias que nos fazem refletir e entender melhor o nosso mundo, e esse livro parece conter exatamente isso. Fiquei bem curiosa e se eu tiver oportunidade, com certeza farei essa leitura.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  3. Olá Jis, tudo bem?
    Que bom que esse livro é super rapidinho de se ler e extremamente emocionante também. Eu confesso, no entanto, que não simpatizei muito com esse livro, mas acho que é porque não estou na vibe de ler esse tipo de livro.
    Fico contente por ter lido sua resenha e que você tenha gostado do livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Um tema interessante. Creio que a vontade de querer que tudo dê certo e a decepção em as coisas não funcionarem devem aparecer bastante na história. Acho legal ler um drama assim de vez em quando.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  5. Olá!! :)

    Nunca tinha ouvido falar deste livro, mas fiquei curioso, apesar da capa não me chamar a atenção!

    Enfim, e ótimo que a leitura e rápida e de capítulos curtos! E que tenha levado ainda à reflexão!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Jis tudo bem? É aquele tipo de livro que faz você pensar na vida que temos e pelo enredo é muito profundo e emocionante, a esperança de poder ajudar as pessoas é muito altruísta da parte de Almir. Parabéns pela resenha, obrigado pela dica, bjs!

    ResponderExcluir
  7. Só de ler a sua resenha já fiquei um pouquinho emocionada, de verdade. Me parece ser o tipo de obra que além de nos fazer pensar sobre nossos privilégios, nos faz questionar muitas injustiças no mundo, né? Não conhecia a obra mas já anotei a dica, adorei!

    ResponderExcluir