02 junho 2018

RESENHA; O MARQUÊS - LUIS A. DELGADO.

Quando fechamos nossos olhos aqui, nós os abrimos em outro lugar.


Título :O Marquês
Autor : Luís A. Delgado
Páginas : 296
Editora : Autografia
Nota : 4/5
**livro cedido pela editora para resenha**
Sinopse:Da floresta onde vivem a Louca da Ermida, o fantasmagórico Arvoredo e o Eremita com escritos sobre outros mundos, Augusto seguirá tentando lembrar-se de quem é e de onde veio, voando por planícies castanhas em sonhos enigmáticos, acompanhado de vozes de antigos xamãs e de espíritos. Ele não sabe da teia de poder que mãos de nobres teceram no passado, em uma vila, não sabe que veio da morte, mas fará de tudo para o saber, arremetendo contra muitas sombras em uma conspiração que se revela a cada página, pois que sente outro coração com delicada voz chamando-o de volta. Acordará?
Avaliação

Olá
Hoje trago uma resenha de um livro muito diferente do que leio, para começar é um livro de época, e narrado a maior parte pelo personagem masculino. Gosto muito de livros onde o "mocinho" narra, não sei o porque , e esse fato já teve um ponto positivo comigo.

Começamos o livros tão perdido quanto o Augusto, que acorda na beira de um rio, muito machucado e sem se lembrar de nada.
Aí você pensa : como ele sabe seu nome?
Bom ele acorda ouvindo uma voz de uma garotinha dizendo "Augusto! Acorda!


Ele se vê em uma floresta, e como está muito machucado tem dificuldades em caminhar, mas sabe que não pode ficar por ali, mesmo porque está com as roupas molhadas e pode ficar doente. 
Após um tempo andando em busca de uma vila ou estrada para pedir ajuda ele percebe sinais de chuva, e sem saber onde se abrigar se desespera, até ver uma garotinha de vestido rosa correr entre as árvores, e ao segui-la, encontra uma caverna , onde passa a noite.
E a mim, será que sou casado? Tenho irmã? Mãe? Ah...Augusto, por que não te lembras de nada a teu respeito?
O que ele não sabia era que todos os seus passos estavam sendo guiados por uma amiga, a qual ele não via, a menininha de vestido rosa o encorajava a seguir  em frente,  sussurrando palavras de carinho e incentivo que ele sentia  no coração, o amparando quando necessário, e em meio a toda essa escuridão de sua mente , se espanta ao ter duas recordações que só vai entendê-las mais a frente.

Cansado, machucado e com fome, fica surpreso ao encontrar uma ermida , uma igreja a muito destruída pelo tempo, única em meio a floresta, mas com uma  moradora , que lhe dá abrigo ,e mesmo em segurança, Augusto sente em seu coração que deve continuar,sem saber o motivo , que as respostas para quem ele é estava mais adiante.


Sempre a procura de algo que nem ele sabe, em sua caminhada ele encontra um eremita, que lhe dá abrigo e o ensina muitas coisas, principalmente sobre espiritismo, e vidas passadas. E Augusto passa um bom tempo na companhia desse novo amigo, que lhe ensina os segredos daquela floresta, até que o sentimento de ter que partir aparece novamente e ele sente que as respostas , principalmente quando o eremita conta a história daquela igreja, e o nome da vila que tem adiante : Caminho Das Rosas , Augusto sente que as respostas que procura estão lá.

-Eis um bom companheiro, um grande guia. Muitas vezes temos que nos guiar pelo sentido, a verdade sempre tem sentido, mesmo que não o enxerguemos a principio - disse o eremita.  
Mas, seria uma boa ideia procurar essa vila? Com tantos machucados que tinha ao acordar, quem será que ele era? Uma boa ou má pessoa? o que aconteceu com ele?

Não esperava gostar tanto do livro assim, a história realmente me prendeu, sempre a cada virar de páginas eu queria entender o que tinha acontecido com o Augusto, e ainda mais, quem seria ele?
Fiquei apreensiva em só me focar no livro quando tudo fosse revelado, que o começo seria arrastado mas não, foi uma leitura gostosa, tudo o que acontece com ele é um aprendizado, o eremita nos dá lições valiosas para a vida e ele sempre é guiado por sua amiga.

O livro também é narrado por ouros personagens, onde nos dão informações sobre o que será que esta acontecendo, e no final , tudo o que parece solto nas paginas se encaixam perfeitamente.


O livro fala rapidamente sobre vidas passadas, sonhos e significados, e o dom de poder viajar durante o sono, todos temas que gosto muito.
Também vemos o que a sede de poder pode fazer com as pessoas, e a forma que a manipulam para conseguir o que querem, mesmo que para isso tenham que tecer uma teia tão grande, onde várias pessoas ficam presas.

Gostei muito de ver os elos de amizade verdadeira que Augusto constrói no seu caminho, realmente são para todas as vidas.
E a revelação........
Sem palavras quando todas as peças se juntam, e assim como o Augusto, ficamos chocados com tudo.

O único ponto que não me dei bem e demorei a acostumar são os floreios na linguagem de época, creio ser o motivo desse gênero não chamar minha atenção. 
Mas esquecendo isso, foi uma ótima leitura e aproveitei muito cada página.

Bjus de luz.

11 comentários:

  1. Olá,
    Eu até leria pelo tema porém me desanimou o floreio da linguagem, isso me distrai muito e me perco no fluxo da história. Uma pena porque tem um bom enredo.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  2. Oi Jis, estou vendo alguns blogs falando desse livro e já estou curiosa para conhecer a história dele, não costumo ler livros que falam sobre revelação de sonhos ou de transportar-se através do sono mas, acho um tema muito interessante e não vejo motivos para não conhecê-lo. Gostei muito da sua resenha e pretendo dar uma chance par ao livro também, assim que possível.

    Beijos e Abraços VIVI
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  3. Fiquei super curiosa a respeito da revelação que voce mencionou! Essa nao é uma obra que eu conhecia mas tem todos os elementos para me conquistar, anotei sua dica e pretendo ler o quanto antes. Acho interessante esse tópico de vidas passadas.

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Achei a sinopse muito confusa e confesso que pela capa e sinopse não leria. Lendo sua resenha fiquei curiosa sobre o livro e me interessei. Amo romances de época e acredito que este seja uma leitura surpreendente. Adorei a resenha e dica anotada!
    http://colecionandoromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá, obrigada por me apresentar a esse livro, achei essa premissa de ele acordar sem se lembrar de nada e ter que ir descobrindo super interessante, bom saber que gostou da leitura.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Jis. Estou com esse livro na fila de leitura e gostei demais de ver a tua opinião sobre ele. Eu já estava curiosa com o livro e agora fiquei ainda mais animada para ler. Adorei a resenha

    ResponderExcluir
  7. Gosto bastante desse tipo de leitura, me parece ser uma romance de época com alguns elementos de livros espíritas. Curti muito a premissa, e quero muito conhecer a história.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Jis, sua linda, tudo bem?
    Eu adoro romances de época e esse é completamente diferente dos que estou acostumada a ler. A história me tocou enquanto lia sua resenha. Pois entendi, que ele precisava aprender com cada uma dessas pessoas antes de chegar ao seu destino e enfrentá-lo. Não conhecia o livro, mas não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Apesar de ter ficado curiosa sobre e revelação que vc mencionou,não sei se é um livro que eu leria tão já. Gostei da premissa e deu pra sentir que a história tem seus momentos de reflexão, mas os elementos não me atraiu tanto rs
    Mesmo assim a dica foi anotada <3
    Beijos Jis

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Achei peculiar a premissa dessa obra, o que será que poder ter acontecido ao personagem para ficar perdido no meio da floresta? Curiosa para descobrir, além disso fiquei intrigada com a menininha de rosa, será que ela é de fato real? Nunca li nada que debatesse a temática sonhos, por isso estou bem animada para conhecer essa história.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Já amei o enredo.
    Que resenha linda, realmente me prendeu.
    Gostei muito da premissa e quero ler. Dica mega anotada.
    Amo livros narrados por personagens masculino também, e saber que tem uma revelação que choca, me deixou ainda mais curiosa.

    ResponderExcluir