21 junho 2018

RESENHA : ENTRE O SOL E A LUA - ANA FERRAREZZI

"Você precisa saber que temos uma longa... longa história juntos. Nossa ligação ultrapassa o conceito do que se entende por eterno."

Título : Entre O Sol E A Lua - Série Esmeralda #1
Autora: Ana Ferrarezzi
Páginas : 516
Editora: Novo Século ( Talentos Da Literatura Brasileira)
Nota : 4/5
**Livro cedido pela autora para resenha**
Sinopse :Joana cresceu em uma cidade no interior de São Paulo e, para dar um novo rumo à sua tumultuada vida, aceita um emprego em uma multinacional no Rio de Janeiro. Enquanto ela enfrenta os desafios desta nova fase, Cauã – entidade do Sol – a reencontra e a reconhece como o amor milenar dele. Joana não tem conhecimento de que é a personificação de uma importante entidade milenar, representada pela Lua, tampouco tem ideia de que agora faz parte de uma perigosa batalha entre entidades indígenas e de que irá se deparar com inimigos inimagináveis. Surge entre eles uma paixão sem limites. No entanto, Cauã precisará unir forças para proteger a sua amada. E quebrar o encantamento que o impede de estar ao lado dela. Afinal, se o Sol precisa de Cauã para existir, ele precisa de Joana para viver. Num enredo intrigante e mágico, Entre o Sol e a Lua dá vida a personagens míticos e à encantadoras lendas, parte do folclore brasileiro ainda pouco explorado: a mitologia tupi-guarani. 
Avaliação
Olá
Uma história que tem como base o nosso folclore é possível?
Sim e muito.
E a autora Ana Ferrarezzi nos mostra isso.

A Assendent, uma empresa com sua sede situada no Rio de janeiro , que tem o intuito de sempre oferecer soluções ecológicas para empresas de todo o mundo, assim protegendo o meio ambiente e a Terra, estava nesse momento no interior de São Paulo, abrindo vagas de trabalho para mulheres, e Joana, com a ajuda de seu amigo Sandro, vê nessa vaga a  oportunidade de uma mudança de vida após terminar seu relacionamento abusivo com Rodrigo e se impressiona ao passar na seleção, sendo requisitada imediatamente para a sede no Rio. (pois no momento quanto mais longe de seu ex era melhor).

Mas ela se surpreende e ao mesmo tempo se assusta com a forma calorosa em que os sócios da empresa a tratam, diferente dos outros funcionários, parece que ela é  como uma velha amiga. Como se não bastasse isso para deixa-la confusa, Cauã, o dono da empresa causa nela uma sensação estranha, uma perda de sentidos a cada vez que ele a toca, e só uma coisa passa pela sua cabeça, O QUE ESTÁ ACONTECENDO?
Para responder, tenho que perguntar a você leitor, conhece a lenda do Sol e da Lua?



Guaraci (Sol☀) quando vê Jaci (Lua🌙) e a ilumina com a sua luz, ele se apaixona  perdidamente, mas esse amor é impossível, Guaraci desesperado pede ajuda a Rudá(entidade do amor💖), sabendo da frustação e o amor dos dois, tentando ajudar , aconselha ao Sol a provocar o eclipse. Com esse encontro ,Sol e Lua não quiseram se separar, deixando Ci (Terra🌎) no escuro por dias. Até que Rudá,novamente  aconselha as duas entidades a se materializarem na forma humana, claro sem se esquecerem de suas obrigações com o seu elemento, dessa forma eles poderiam viver esse amor sem prejudicar a vida em Ci.

Ci se ajustaria a vinda deles , assim como com todos as entidades que aqui querem viver, mas como efeito colateral eles não envelheceriam como nós, mas sim conforme seu elemento , e não se esqueceriam nunca de sua vida desde a sua criação, não importa o tempo vivido em Ci, ou quando voltar ao seu elemento, sempre iriam se lembrar de tudo o que viveram....Até agora.



500 anos se passaram desde que Jaci se desmantelou (voltou ao seu elemento), e a mais de 20 anos , quando a sua estela voltou a Ci, Guaraci e seus amigos (outras entidades) a procuram , e agora , eles são os sócios e fundadores da Assendent, Cauã é Guaraci, e qual a surpresa ao encontrar a Joana (Jaci) e ver que ela não se lembrava de quem ela era, e que isso era culpa de um suposto encantamento? O que isso poderia ter de impacto as outras entidades que aqui vivem e em Ci ?Quem a encantou e por quê?


💖☀🌙☀🌙☀🌙💖



Gostei muito da história, amo o nosso folclore e lendas e o usar em uma historia foi o que me ganhou, em um país americanizado (nem sei se essa palavra existe kkkk), onde as pessoas dão mais valor as lendas de fora, me vi apaixonada cada vez mais pelas nossas lendas.(Um exemplo de que o país está mais americanizado é o dia 31 de outubro onde no Brasil se comemora o dia do Saci, mas vemos muito mais sobre o Halloweem, que é uma festa que veio de fora).

Vamos ver a importância em cuidar do nosso planeta e as consequências do nosso descuido. A Terra precisa estar em equilíbrio , o  bem ou mal, os dois tem que estar equilibrados ,e a Assendent faz tudo para relembrar a nós, entidades de Ci o quão importante é viver e proporcionar esse equilíbrio. Também como o amor nem sempre é perfeito, e as promessas não cumpridas nos arranca a alma.


Agora tivemos que nos adaptar a essa realidade territorialista,já que ela se instalou como uma regra. Uma coisa levou a outra. Hoje, o território se tornou sinônimo de segurança. O homem se tornou violento. Esse ciclo não mudará tão cedo. Outros problemas surgiram. O humano negou a parte intrínseca de sua existência. Deixou de representar o seu elemento. Esqueceu sua importância e a sua posição no universo (...),atualmente tentamos influenciar o homem a ser menos prejudicial a Ci enquanto ele não se reinventa. 
O único ponto que me incomodou foi que a Joana é muito ingênua de tudo (nem parece mulher adulta, e formada), em momentos que pensei " agora vai" e nada.
Aí você me diz " mas ela estava com um encantamento e não se lembrava de quem era". Tá, mas gente, ela é Jaci, CADÊ O INSTINTO????,e tem também a Alcinoe (OMG💔😢).
Esse foi o motivo de não dar 5 estrelas (lembrando que é MINHA opinião).
No mais, uma história onde nos atiça a sair procurando mais sobre as lendas citadas, e as entidades de nosso Folclore , (eu fiz isso) ,que por sinal é muito rico.

A autora nos dá um aviso logo no inicio:
"Para adequar no enredo, fui obrigada a criar algumas entidades e distorcer outras , e não me mantive inteiramente fiel à representação de todas elas. Por isso, não recomendo que utilize este livro como fonte de pesquisa acadêmica. Na verdade,espero que esta história sirva de motivação para você fazer a sua própria pesquisa e aprofundar-se sobre as riquíssimas lendas e folclores por detrás dos personagens deste livro.'



A edição está linda, amei essa capa com detalhes indígenas em meio a metrópole, as folhas são amarelas, letras em um tamanho ótimo para ler e só encontrei dois erros, e no final tem um glossário de nomes e termos próprios.

Recomendo e ansiosa para ler a continuação da série, que vai contar com 4 livros:
Entre O Sol E A Lua
Tudo Por Amor
Entre A Vida E A Morte
Tudo Por UM Triz.
Era como se seus sentimentos fossem transparentes e vivos, em sua frente passava como um filme. Como se seus olhos efetivamente desvendassem o segredo de sua essência. Foi então que ela,finalmente,encontrou o amor, escondido no fundo dos olhos de seu amado, onde a essência se escondia, e concluiu que viveu um longo e profundo caso amoroso. Ele a amava. Não havia como negar.
Bjus de luz. 

9 comentários:

  1. Oi Jis, eu já li este livro e amei o conhecimento que adquiri com ele. Precisamos de mais livros assim, que além de nos divertir, acrescentem em nossas vidas. Já li o segundo livro e tem uma revelação bombástica a respeito da vida de Joana, espero que tu consiga ler em breve.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Tenho o segundo aqui e vou ler mais pra frente. Andei lendo mais sobre a série e com certeza pelas sinopses tem muiitaaaaa surpresa.

      Excluir
  2. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas já tinha ouvido falar sobre a lenda do Sol e a Lua. Só que eu a conheci por meio do filme O feitiço de Áquila e depois em um outro livro. Mas sei que ela faz parte do nosso folclore também e acho muito bacana uma obra nacional que valorize isso.
    Parece ser uma leitura bem legal, apesar da protagonista ser tão ingênua (algo que costuma me incomodar). Adorei sua resenha e vou anotar a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Lembreo de ter lido alguns textos sobre folclore indigenas na época de escola, mas me lembro bem pouco na verdade. Até tenho um livro infantil com o tema, o qual gosto bastante então gosto do tema abordado no livro. Ótima resenha!

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Menina, eu já fiquei encantada quando soube se tratar da lenda do Sol e da Lua e quando disse que era do folclore eu já cliquei pra abrir uma aba aqui e procurar preços, porque é claro que vou comprar assim que possível! Amei a dica, amei a premissa e algo me diz que irei amar esse livro!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oiii Jis

    realmente a premissa é muito interessane, acho que nunca li nenhuma história parecida, e a edição parece estar bem linda mesmo. Pena que não deu pra dar as 5 estrelas por conta da personagem, mas de resto fico feliz em saber que valeu a pena a leitura.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Eu já vi alguns comentários desse livro e estou bem curiosa para ler. Achei genial a proposta da autora e é exatamente por ser meio aversa a essa nossa americanização, então mesmo com sua ressalva sobre a ingenuidade da personagem, esse é um livro que quero ler. Achei o aviso da autora bem pertinente, só deu mais charme ao enredo inovador.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá!!

    Não conhecia a história e estou maravilhada, louca para ler. Realmente compramos muito de fora e esquecemos quão rica é nossa cultura, fico muito feliz de ver esse cenário mudar, nem que seja um pouco. Adorei a dica e já anotei para ler o mais breve possível.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    O nosso folclore é realmente muito rico, e é como você disse, a parte mais legal foi a autora nos abrir os olhos para isso.

    Confesso que não conhecia a obra, mas adorei a premissa e fiquei super curiosa quanto ao desfecho. Sobre a ingenuidade da Joana, bem, só lendo pra ver. XD

    P/s: a capa está realmente bonita.

    Beijo!
    Ana Luz.

    ResponderExcluir