14 maio 2018

RESENHA: O Adversário - Maurício Limeira



Título: O Adversário
Autor: Maurício Limeira
Páginas: 192
Editora: Autografia
Nota : 4 /5
Sinopse :Na procura por vingança pelo assassinato da namorada, um jornalista se mete no submundo do crime sem saber o que vai encontrar. E o que encontra é mais assustador do que a violência urbana e a corrupção do tráfico. Sangue, almas gêmeas, dor, medo, trevas, o outro obscuro à espreita. O mal, personificado na crueza e agressividade do assassino Casemiro, já o incluíra em seus planos e o aguardava para um destino do qual era tarde demais para recuar.
Em "O Adversário", o sobrenatural age da forma mais incômoda: nas coisas pequenas de nosso cotidiano. Ele age por baixo dos momentos de tranquilidade. Prega pequenas peças que jamais associamos ao todo. Aflora em lugares insuspeitos. Cava galerias sob nossa paz. Até chegar a hora em que as instalações nas quais erguemos nossa sanidade, de tão corroídas, vêm abaixo. 
Avaliação
Novamente me perco em lembranças. O restaurante. Natália. Depois o hospital. E o edifício. A criança. Repetidos desastres acontecem e a todos eu presencio, todas as vezes." 
Após a morte de sua namorada, o protagonista José Carlos, o Zeca, ao  se sentir desmotivado para a vida, resolve pular de um prédio, mas desiste ao se deparar com a cena de uma mãe matando o próprio filho e se autoexterminando em seguida. Tal fato fez com que Zeca desistisse de ceifar a própria vida.

Depois de desistir do suicídio, com o intuito de vingar-se da terrível morte de sua namorada, Zeca decide contratar um assassino profissional, o Casemiro. O que ele não previa é que estava prestes a se envolver com uma pessoa muito perigosa e sombria.


Ao se envolver com Casemiro e ser enredado em um universo totalmente obscuro, Zeca começa uma incessante fuga e sem querer envolve pessoas inocentes em uma terrível confusão.

Além de salvar a própria “pele” Zeca, precisa proteger as pessoas inocentes que  foram envolvidas em sua terrível história. Todos correm perigo, pois não imaginam com quem estão lidando. Casemiro é um assassino frio e não parece ser uma pessoa normal, mas sim um ser sobrenatural, perigoso e maligno.


A história além de envolvente é surpreendente. O final é sensacional! Gostei bastante das narrativas em ambiente nacional, Rio de Janeiro. Em algumas partes as cenas de violência, tortura e sofrimento são muito fortes (adorei isso!)


Recomendo essa obra para quem gosta de uma leitura eletrizante e sombria.


Quotes
" Acomodando por instantes os ambiciosos desvarios, o diabo então desceu do terraço e foi juntar-se aos homens. Tinha muito trabalho a fazer."

" Como se engolisse carvão em brasa. Assim Zeca sentiu a massa líquida escorrer por suas vísceras, e durante os mais longos e dolorosos minutos de sua vida ele tentou fugir."

" O lugar para onde estava indo, qualquer que fosse o endereço, seria o último. Não havia mais o que perder ou com  que revoltar - se, e pelo lençol de sombras que lhe cobria os pensamentos só o nome de Casemiro ficara de fora"

10 comentários:

  1. Oie, aparentemente parece ser um enredo e tanto,apesar de gostar muito de histórias assim leio muito pouco, além disso me lembrou muito o livro Verônica decide morrer de Paulo Coelho - talvez pelo fato dele tentar o suicídio. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  2. Olá!!!

    Então eu particularmente não gosto de livros desse tipo, mas você escreveu de uma forma tão empolgada que fiquei pensando “por que não?” . Dica anotada.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Gosto desse clima de medo e tensão que muitos suspenses tendem a trabalhar em suas obras e essa do Casemiro deve ser um prato cheio para minha paixão.

    O livro é curto, mas deve valer a pena a leitura.

    Dica anotada.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Jurei que a trama seria em torno da mãe que mata o filho e se mata depois, me enganei rsrs. A trama parece ser envolvente e daquelas de tirar o fôlego, só tenho receio de que ela se perca nessa fuga alucinante, então acredito que só lendo para eu saber o desfecho dessa vingança de Zeca.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não sei se meu comentário anterior foi, vou tentar de novo rs..

    Deve ter sido uma leitura bem intensa. Fiquei com vontade de saber como a história foi trabalhada em tão poucas páginas. Sem dúvidas já adicionei na minha lista de desejados e espero conseguir ler futuramente.

    Beijos
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu não conhecia o livro ainda e já me interessei por ele. Curti bastante a premissa e parece ser uma obra que me agradaria. Achei a capa bem bonita e adorei a sua resenha.

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Eu não conhecia esse livro, achei bem legal a capa e gostei da premissa, gostei desse clima apresentado. Parabéns pela resenha, dica anotada!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Não conhecia essa história, mas já gostei do tema e por ser instigante e ter toques sombrios, suspenses já fiquei curiosa com esse leitura. Ótimos quotes.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia e não duvido mesmo que tenha cenas fortes. Não me importo com elas também, ainda mais se estão bem feitas.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  10. Achei a premissa do livro muito interessante, principalmente o contexto do suicidio, gostaria de ver como o autor aborda o tema, inicialmente achei que fosse um drama, mas com o caminhar da história me peguei com medo haha espero conferir o quanto antes. Adorei as citaçoes.

    ResponderExcluir