Título: Entre O Sol e a Lua - Esmeralda #1
Autora: Ana Ferrarezzi
Páginas: 520
Editora: Novo Século
Nota: 4/5
Sinopse: Joana cresceu em uma cidade no interior de São Paulo e, para dar um novo rumo à sua tumultuada vida, aceita um emprego em uma multinacional no Rio de Janeiro. Enquanto ela enfrenta os desafios desta nova fase, Cauã – entidade do Sol – a reencontra e a reconhece como o amor milenar dele. Joana não tem conhecimento de que é a personificação de uma importante entidade milenar, representada pela Lua, tampouco tem ideia de que agora faz parte de uma perigosa batalha entre entidades indígenas e de que irá se deparar com inimigos inimagináveis. Surge entre eles uma paixão sem limites. No entanto, Cauã precisará unir forças para proteger a sua amada. E quebrar o encantamento que o impede de estar ao lado dela. Afinal, se o Sol precisa de Cauã para existir, ele precisa de Joana para viver. Num enredo intrigante e mágico, Entre o Sol e a Lua dá vida a personagens míticos e à encantadoras lendas, parte do folclore brasileiro ainda pouco explorado: a mitologia tupi-guarani.
Este ano sem dúvida alguma, foi aquele em que me aventurei cada vez mais em leituras nacionais, as quais não me arrependi de forma alguma, pelo contrário a experiência foi muito positiva. Com este exemplar da querida Ana Ferrarezzi não podeira ser diferente, lendas tão vivas na cultura brasileira, são despertadas nessa história, dando vida a personagens incrivelmente bem construídos e com característica peculiares, ás quais enriqueceram fortemente o enredo, que aliás não me deixou desgrudar das páginas nem por um segundo.
"Você e Jaci estão ligados. As suas essências uniram-se há milênios. Assim como o Sol tem o seu ciclo, o que chamamos de máxima solar, o amor também. Ele nasce com uma faísca, sua chama cresce, explode, reduz, para posteriormente reacender novamente. Não entenda que o seu sentimento de amor por Jaci é linear. Não, meu caro... Ele é tão ardente e tão vivo como o Sol."
No livro somos apresentados a Joana, uma jovem criada no interior de São Paulo, morando com os pais e dividindo o seu tempo entre um namoro conturbado com o Rodrigo e uma amizade com seus dois melhores amigos. Saturada da sua rotina, ela resolve se candidatar á uma vaga em uma empresa sustentável no Rio de Janeiro e embora ela não estivesse muito confiante de ser selecionada, para sua surpresa ela consegue um bom cargo e de cara é apresentada á um mundo totalmente novo.
Ao se mudar para o Rio de Janeiro, ela percebe que a multinacional é realmente incrível, com projetos muito bem estruturados e comandada por um grupo de pessoas que além de charmosos, são incrivelmente educados e exalam uma aura diferente e instigante. A medida em que a jovem conhece essas pessoas, ela logo percebe que há algo sobrenatural em cada um deles, sobretudo em Cauã, o lindo CEO, que a princípio teve algumas atitudes que a deixaram confusa, mas logo se mostrou um verdadeiro cavalheiro e também a encarnação da entidade do Sol. Este por sua vez, tem esperado por anos por Joana que é reencarnação da lua e embora ela ache tudo isso um pouco absurdo, logo percebe que a sua natureza advém de uma crença muito antiga e conflitos perigosos do seu passado, além da sua união com Cauã ser algo muito antigo e épico, que pode modificar todo o cosmo.
"Finalmente, Jaci e Guaraci puderam se encontrar! Sem perder tempo se amaram intensamente. O encontro os surpreendeu de tal maneira que não conseguiam mais se distanciar. Em consequência, o eclipse perdurou por dias."
Descobrindo a verdade sobre sua natureza, Joana se depara com várias figuras interessantes e nesse livro a quantidade de personagens é muito grande, o que deixou o enredo incrivelmente bem estruturado. Se você conhece as lendas do Saci, vai gostar de saber que ele é representado por Sandro, um dos amigos da Joana e confesso que achei bem divertida e intrigante a participação dele na trama. Há também o Cristiano, entidade do boto rosa, que foi um dos personagens mais carismáticos que já conheci. Outras figuras do folclore brasileiro vão surgindo ao longo da trama, mas como a protagonista vai descobrindo sobre cada um, no decorrer do livro, prefiro não mencioná-los aqui, para não estragar a riqueza da obra.
Arrebatada por esse enredo tão rico, me surpreendi muito com o desfecho e fiquei ansiando por mais. O romance permeia as páginas do livro, mas há muito mais nesta história, que tem intrigas milenares, além de toda a influência sobre a Terra, que é sem dúvidas um dos pontos altos da trama. A autora intercala a narrativa entre o presente e a descrição da origem de cada um dos personagens e embora a leitura tenha ficado um pouco cansativa nestes aspectos, percebi que era necessário toda essa explicação, para nos situarmos no enredo e posteriormente a história flui tranquilamente. Aliás, mesmo com as explicações, há uma mágica neste livro que não nos deixa desgrudar das páginas.
"Tudo, absolutamente tudo nesse vasto universo é possível."
A obra nos foi cedida gentilmente pela autora, que tem meus sinceros cumprimentos, pois não imaginava ficar tão encantada com um enredo. O livro faz parte de uma série denominada Esmeralda e dizer que estou ansiosa para o próximo volume, seria um eufemismo. A publicação ficou por conta da Editora Novo Século, que aliás caprichou muito no trabalho gráfico do livro: capa bonita e condizente, diagramação simples mas adequada e não encontrei nenhum erro ortográfico na minha edição. A recomendação fica para os fãs de romances arrebatadores, mitologias e claro, para quem gosta de relembrar um pouco das lendas do folclore brasileiro, embora nesta obra, já adianto, que elas se tornam muito mais do que mitos, pois acabam nos encantando e preenchendo profundamente nossos corações.
Oi Vivi, o livro parece ser muito bom, é uma pena que não curto muito fantasia, mas é uma otima dica para os leitores do estilo. Ah e a sua resenha tá linda. Bjs
ResponderExcluirhttp://www.facesemlivros.com/
Olá
ResponderExcluirAdorei a ideia da autora, não sou muito entusiasta da fantasia urbana e seus romances, mas fiquei bem animada com a ideia de usar seres de nossa mitologia como componente fantastico.
É uma oena também ser uma série =/
Olá, esse não é meu gênero preferido de leitura, mas é bom saber que o enredo é rico.
ResponderExcluirQue maravilha a autora citar figuras do folclore brasileiro na trama!
Bjs,
http://contosdacabana.blogspot.com.br/
Olá,
ResponderExcluirAdorei a resenha e os pontos destacados.
Infelizmente, não parece ser o tipo de livro que eu gosto, mas de qualquer forma, adorei a resenha!
Bjs
Oi,
ResponderExcluirEssa capa realmente é linda, mas não gosto nada desse gênero de fantasia e mitologia hahah.
Ótima resenha, bjs
Meus Piores Pensamentos
Confesso que a sinopse não me atraiu em nada, sua resenha esta bem elaborada e da para ver sua empolgação com ele. Mas não conseguiu me cativar, qu sabe na próxima?! De qualquer forma gostei de ver sua empolgação com a obra.
ResponderExcluirBeijos.
Oie, tudo bem? Não me interessei muito pelo livro, acho que essa coisa de personificação e amor milenar não é pra mim, não sei se leria.
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirA premissa é bem interessante e fiquei bastante curiosa para conferir a escrita da autora que ainda desconheço.
Concordo que a capa é muito bonita e pretendo conferir em breve se realmente é condizente com a trama. Adorei saber que os personagens apresentam suas peculiaridades e quero muito conhecê-los a fundo.
http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/
Jaci era o nome do meu avô, e meu pai ganhou o msm só que com um acréscimo "jacir", sendo assim conheço bem essa história de Jaci e Guaraci, saber que a autora trabalhou sobre ela é bem interessante e fiquei curiosa em ler. Linda a capa também ♥ Espero que o proximo volume saia logo, aí eu me animo ainda mais em ler... kkkk
ResponderExcluirRaíssa Nantes
Olá
ResponderExcluirparabéns pela resenha, está bem escrita e parece ser um livro bem legal para quem curte o gênero, não é o meu caso então vou deixar passar a dica dessa vez
Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Olá, já tinha lido algumas resenhas sobre esse livro e todas foram positivas, acho maravilhoso a autora ter explorado o folclore brasileiro, não é uma coisa que a gente vê todo dia, a mitologia brasileira é riquissima e muitas pessoas não aproveitam disso
ResponderExcluirOi Vivi
ResponderExcluirQue enredo divertido menina... e suuuuper original né... amei!
Fico muito feliz quando fico sabendo de mais um novo sucesso nacional... dica mais que anotada!
Bjokasss
http://thehouseofstorie.blogspot.com.br/
achei super válido o fato do livro abordar as lendas do nosso folclore... ultimamente venho lendo mais a respeito e esse livro encaixa bem na proposta que tô seguindo... a edição tá bonita mesmo... já vou anotar a indicação... fiquei curiosa em saber mais desses personagens amigos da protagonista...
ResponderExcluirbjs
Olá Val,
ExcluirTambém achei um máximo a premissa do livro, justamente por valorizar a cultura brasileira. Fico feliz que tenha se interessado.
Abraços!
Olá! Que enredo lindo! Amei a ideia da autorade usar nossas belíssimas lendas e montar uma história em cima. Preciso ler, estou encantada, beijos!
Entre Livros e Pergaminhos
Oi,
ResponderExcluirNossa que capa mais lindaa!!! Fiquei muito curiosa com a história, quero entender como funciona esse misto de mitologia nacional(é super raro autores falando do floclore) com romance.
Fadas Literárias
Olá, Viviane! Quase não me chama a atenção livros do gênero mas este chamou! Acho que é a primeira vez que me deparo com uma resenha dele e achei bem legal o enredo e a abordagem da mitologia tupi- guarani! Desejo muito sucesso e parabéns pela resenha!
ResponderExcluirBjs,
Yohana Sanfer
http://www.papelpalavracoracao.com.br/
Nossa me encantei por esse livro, primeiro por ser de uma linda autora nacional e segundo por ter um enredo tão bem construido. Gosto de livros que tiram um espaço para nos explicar acontecimentos posteriores a história central.
ResponderExcluirNossa! que enredo diferente!
ResponderExcluirNunca li algo assim! Fiquei super curiosa!
Sua resenha está ótima!
<3
#Ana
https://literakaos.wordpress.com/
Oi Vivi, sua linda, tudo bem?
ResponderExcluirNossa, não esperava que o livro pudesse ser tão lindo assim, estou louca para ler por conta do folclore e da mitologia, mas vou adorar ser encantada e me apaixonar por personagens carismáticos como eles. Estou com o livro aqui, por problemas tive que adiar a leitura, mas em breve terei esse prazer. Sua resenha ficou ótima!!!
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Olá Cila,
ExcluirTudo ótimo e com você linda? Fico feliz que tenha se interessado, quando ler me conta o que achou e vamos trocar figurinhas.
Abraços!
Olá,
ResponderExcluirNo início achei que a premissa iria me interessar, mas conforme fui lendo sua resenha, acabei gostando da história. Não sei porquê, mas esse livro me lembrou um programa que passava na tv cultura sobre lendas e folclores, quando criança eu adorava. Não é uma estilo de leitura que costumo ler sempre, porém estou empolgada com a história.
Beijos,
entreoculoselivros.blogspot.com
Olá Thayenne,
ExcluirFico feliz que embora fugindo um pouco do seu gênero literário, você tenha se interessado pelo livro. É realmente surpreendedor e espero que você leia um dia.
Abraços!
Olá
ResponderExcluiracho que ainda não conhecia o livro mas parece ser bem legal para quem curte o gênero e tudo mais, muito legal a resenha e a dica
Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Olá, Viviane!
ResponderExcluirAchei fantástica sua dica, nunca li nenhum livro nacional nesse estilo, que constrói uma fantasia usando elementos do folclore aqui da terrinha! Pareceu ser incrível.
Beijo
www.leitorasinquietas.com.br
Olá! Mais um livro nacional que curti logo de cara, não conhecia essa obra, adoro e muito livros de fantasia e esse me despertou um enorme interesse de apreciar. Você deixou uma resenha muito bem elaborada ressaltando todo o livro. Vai para na minha lisa de desejados.
ResponderExcluirOie!
ResponderExcluirAcho que nunca vi um livro que trabalhasse com a mitologia do sol e da lua.
Fiquei bem interessada em saber como esse relacionamento se desenvolve.
Que bom que nossa literatura está arrasando.
A cada dia vejo livros com lendas nas suas histórias e acho muito bacana, mas preciso confessar que prefiro as histórias antigas. Eu me interessei por ler o livro e saber como o autor entranhou as lendas na história, mas saber que faz parte de uma série me desanima viu, sendo sincera. Então não o leria por agora, mas que o bom que você gostou tanto apesar das partes lentas do livro, que o segundo seja melhor ainda.
ResponderExcluirbjs
Oi, Viviane!
ResponderExcluirAdorei sua resenha mas infelizmente fantasia não é o meu gênero favorito para leitura. Não curti muito a capa também :/
Sucesso com o blog sempre!
Beijos, Belle.
floraliteraria.blogspot.com
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirAchei bacana saber que você está se aventurando com autores nacionais e fiquei feliz em saber que está curtindo e valendo a pena.
Achei a premissa interessante e vou colocar ele na minha lista de futuras leituras.
Abraços
http://www.viciadosemleitura.blog.br/
Amo livros com ambientação nacional, esse me intrigou muito.
ResponderExcluirBeijos
Oii, tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia esse livro. Mas me interessei pela sinopse e amei a resenha. Fiquei curiosa para fazer a leitura.
Bjs Leituras da Mary ♡♡