17 agosto 2016

RESENHA: Os Condenados



Título: Os Condenados
Autor: Andrew Pyper
Páginas: 320
Editora: Darkside®Books
Nota: 5/5

Sinopse: Danny Orchard conseguiu enganar a morte e ganhou uma segunda chance para viver. Só que ele não voltou do inferno sozinho. Em Os Condenados, Andrew Pyper, autor do fenômeno O Demonologista, explora as conexões de amor e ódio entre irmãos gêmeos, numa história sobrenatural digna de pesadelos. Danny passou por uma experiência de quase-morte em um incêndio há mais de vinte anos. Sua irmã gêmea, Ashleigh, não teve a mesma sorte. Danny conseguiu transformar sua tragédia pessoal em um livro que se tornaria um grande best- seller. Ainda que isso não signifique que ele tenha conseguido superar a morte da irmã. Claro, ela nunca mais o deixaria em paz. Mesmo depois de morta, Ash continua sendo uma garota vingativa e egoísta, como sempre. Mas agora que seu irmão finalmente tenta levar uma vida normal, ela se torna cada vez mais possessiva. Danny parece condenado à solidão. Qualquer chance de felicidade é destruída pelo fantasma de seu passado, e se aproximar de outras pessoas significa colocá-las em risco.

"O Medo Clássico Tem Um Novo Nome" 
-  Stephen King

Segundo lançamento do autor Andrew Pyper no Brasil, Os Condenados nos apresenta uma proposta sobrenatural, misturada a características psicológicas inerentes aos seres humanos. Nesta obra embarcamos em um enredo digno do gênero, que vai lhe deixar intrigado do inicio ao fim.

O livro nos apresenta Danny Orchard, um escritor renomado que não sabe muito bem que rumo dar a sua vida. Acontece que Danny teve algumas experiências pós morte e uma delas acabou levando-o a escrever o livro "O Depois" obra de sucesso, que retrata a experiência dele no paraíso. O livro lhe rendeu várias palestras e participações em clubes no estilo AA. 

Embora Danny tenha se estabelecido financeiramente e seja independente, sua vida nunca seria normal desde um acontecimento no seu aniversário de dezesseis anos. No mencionado dia, sua irmã Ashleigh (Ash) foi morta em um incêndio e desde então ela assombra Danny sempre pode, impedindo-o de criar relações afetivas e de seguir com a sua vida. 

"Gêmeos. Com dons tão desiguais, colocados em caminhos tão diferentes desde os primeiros momentos da vida, raramente nos descreviam como tal, até mesmo nossos pais".

O porque de Ash fazer isto nos é revelado ao longo do livro, o qual nos relatos do Danny nos deparamos com uma jovem psicótica, que sempre manipulava as pessoas e mais causava terror do que qualquer outro sentimento. Ashleigh era o tipo de psicopata que matava facilmente um cachorro e não se importava em machucar as pessoas. 


O motivo de Ash ser assim é um grande ponto de interrogação na vida de Danny, até onde ele sempre soube, a irmã que a primeira vista é um encanto, nunca se permitiu sentir qualquer coisa ou se afeiçoar alguém. Até mesmos os pais dela se distanciavam e por diversas vezes tentaram dar um jeito de afasta-la. 

Na noite do aniversário dos irmãos no entanto, Ash resolveu ir sozinha a uma casa abandonada e encontrou o seu fim lá. O mais estranho é que ninguém conseguiu encontrar um culpado para tal fato, ainda que junto aos restos mortais de Ash, tenha sido encontrado também o corpo de outra jovem desaparecida á alguns dias. 


"Fantasmas são os mortos que conseguem se fazer vísiveis, mas basta você ver que não podem fazer nada que eles perdem o seu poder".

Danny acaba se acostumando com a estranha presença de Ash, mas quando ele encontra pessoas que se tornam essenciais em sua vida, ele precisará descobrir um jeito de se ver livre da  irmã sem machucar as pessoas que ama. Além de talvez precisar fazer outras visitas ao "Depois"

Os personagens dessa obra são incrivelmente bem construídos. Danny é o narrador, mas Ash é a verdadeira estrela. Conhecemos uma jovem de personalidade forte, que sempre conseguia o que queria controlando as pessoas, se por vezes eu me via revoltada com a inércia de Danny perante as atitudes da irmã, eu me perguntava o que eu também poderia fazer naquela situação. 


"O Inferno é um lugar do outro lado. Mas também pode ser aqui. A experiência de viver sem motivo".

Danny é um homem discreto e de poucos amigos, de certa forma ele se tornou muito recluso com os assombros da Ash. Além disso vemos que o personagem está sempre preso ao passado, lembrando dos horrores praticados pela irmã. 


O livro nos apresenta um excelente enredo, repleto de acontecimentos que arrepiam os cabelos da nuca. E o desfecho? Foi um dos melhores finais que li nos últimos tempos, simplesmente não há como se decepcionar. 

Se em O Demonologista, Andrew Pyper me deixou um pouco confusa com o final, Os Condenados soube intercalar cada pedacinho da história de uma forma muito inteligente e ousada. Senti medo da Ash, temi pelo Danny e mais ainda fiquei com muita vontade de solucionar todo o mistério que ronda o livro. 


"Há sempre uma maneira nova de morrer. (...) Assim como sempre há uma versão pior que esta do aqui".

A obra foi publicada pela DarkSide e o cuidado com a capa, que possui uma textura áspera e excelente acabamento, é digno ao olhos. A diagramação foi feita no padrão da editora (nome do livro e uma pequena ilustração), não encontrei nenhum erro na minha edição, que aliás está simplesmente perfeita.


A recomendação vai para os fãs do gênero e para aqueles que também querem se aventurar nessas obras, leiam Os Condenados e depois leiam de novo, a experiência vale cada minuto de sua atenção. 

42 comentários:

  1. Olá
    amo o gênero e é claro que já fiquei muito curiosa. E só de saber que é publicação da Darkside já sei que a edição deve estar maravilhosa. Seus comentários me deixaram bem motivada para conferir. Obrigada pela dica!
    beijos, Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fer,

      Eu também adoro o gênero e o trabalho da darkside. Me conta depois o que achou.

      Beijos

      Excluir
  2. Olá
    Nossa, e essa frase do Amado e idolatrado King? Eu já quero o livro. Essa é a segunda resenha que leio sobre esse livro, e ambas foram bem elogiadas! Gosto muito de livros nesse gênero, mas o que de fato me interessou foi essa dúvida sobre o que esse cara fez pra irmã o assombra-lo rsrs. Espero que não demore para que eu leia a obra. Eu sem preciso falar sobre esse trabalho fora que a DarkSide faz né? Acho que todo mundo já está careca de saber que ela é fora! Até mais vê
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Manoel,

      Se o King aprova, imagina nós? haha. Para fãs do gênero essa história é um prato cheio, excelente livro. Então a Ash é meio complicada... vou esperar você ler para discutirmos depois. A darkside sempre arrasa mas dessa vez se superou, a capa está muito linda, contra capa, tudo em um padrão de alta qualidade.

      Abraços

      Excluir
  3. Eu amo as obras de King e se ele recomenda o livro, fato que isso, por si só, já me desperta interesse. Sua resenha ressaltando a questão do suspense/terror envolvendo também o psicológico dos personagens chamou minha atenção. Vou procurar a obra para ontem.rs.

    ResponderExcluir
  4. A Darkside tem as melhores capas vale cada centavo o carinho q eles tem pelos leitores <3 Eu comprei este livro recentemente ainda não li pois tenho alguns na frente mais estou ansiosa.
    Bju :)
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  5. Oi, a edição e arte gráfica do livro foram muito caprichadas e é um livro merecedor de elogios sem fim pelo aspecto físico. Já tinha lido criticas negativas para o Demologista, mas acredito que este livro aqui, mereça a segunda chance par ao autor. Quero muito ler.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivi,

      Exatamente. O Demonologista não é tudo que a gente espera, mas Os Condenados consegue nos surpreender muito.

      Abraços

      Excluir
  6. Olá Viviane,
    Sou louca para ler os livros desse autor, mas ainda não tive oportunidade de comprar meus exemplares. Pelo que notei, você achou o livro incrível e fiquei muito contente com isso. Gostei de saber que o livro é composto de acontecimentos que arrepiam os pelos na cabelos da nuca, adoro livros que me dão essa sensação e fiquei bem intrigada para saber se esse livor vai conseguir fazer isso comigo.
    Adorei sua resenha e só confirmei a necessidade de ler haha.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna,

      Nossa o livro tem algumas partes que é de arrepiar mesmo, mas é muito intrigante e você não consegue desgrudar da leitura. Me conta depois o que achou quando ler.

      Abraços
      Cá Entre Nós

      Excluir
  7. Oiee Vivianne!

    Adorei sua resenha!!
    Sou muito fã do gênero e do trabalho da Darkside então já imagina que não deixei de comprar esse livro.
    Essa é a primeira resenha que leio e você me deixou doida pra começar o quanto antes essa leitura. Gostei de saber que o final foi um dos melhores para você.
    O Demonologista, eu ainda continuo em dúvida se devo ler, esse vou pensar mais um pouco rs.
    Mais uma vez, adorei sua resenha!!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda,

      Fico feliz que tenha se interessado. Então, para mim "Os Condenados" é uma obra mais completa, com um desfecho excelente. "O Demonologista" infelizmente peca nesse último aspecto, mas vale a pena ler e fazer um comparativo da evolução da escrita do autor.

      Abraços

      Excluir
  8. Eu simplesmente morro de amores por essas edições da dark side, a lombada me lembrou um lembro que poderia ter passado por um incêndio mas sobreviveu e eu adorei isso, não sei se foi a intenção da editora mas ficou maravilhoso, quero começar com o gênero de terror já que eu foco mais em suspense e estou amando dicas como essas, beijos

    ResponderExcluir
  9. Em relação a capa, a DarkSide nunca nos decepciona haha Que capa maravilhosa! Comprei A menina submersa somente pela capa, e tenho certeza que assim que eu puder, comprarei esse também.
    Sobre sua resenha, confesso que fiquei com medo de Ashleigh, e extremamente curiosa a respeito do motivo pelo qual ela é assim!
    "Há sempre uma maneira nova de morrer. (...) Assim como sempre há uma versão pior que esta do aqui".
    Essa frase me arrepiou! E estou mega curiosa para saber como Danny lidará com esses problemas, e isso dele precisar talvez fazer mais visitas ao "Depois", foi uma das coisas que mais me chamou atenção.
    QUERO, PRECISO, NECESSITO LER ESSE LIVRO <3

    Beijinhos...
    http://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda,

      A darkside realmente nunca decepciona! Eu também fiquei com medo da Ash! E o Danny faz uma incrível jornada, não deixe de ler.

      Abraços

      Excluir
    2. Não vou deixar mesmo *--*
      Leitura obrigatória kkkk

      Abraços <3

      Excluir
    3. Que maravilha, não esqueça de me contar depois o que achou <3

      Excluir
  10. Oiii Vivianne, como vai?
    Menina eu estou louca para ler esse livro, confesso que a edição me encanta de todas as maneiras e gostei de saber que tem alguns suspenses, isso me agrada bastante.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Ola Vivi o trabalho da Editora com a edição sempre merece destaque é perfeito, com relação a premissa do livro achei bem interessante, estou curiosa para saber como ele irá se livrar da irmã psicopata. Dica mais que anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Cara, que livro! Você me deixou louca por ele!
    Eu ainda não li nada do autor, e tanto esse quanto "O Demonologista" estão na minha lista de desejados. Mas após ler sua resenha, sinto que preciso conferir essa obra urgentemente!
    Adorei saber que a obra possui personagens bem construídos, além de um enredo bem escrito.
    Fiquei curiosa sobre o mistério que ronda o livro e sobre esse final que tanto te agradou.
    Sem dúvidas quero ler esse livro e espero fazer isso em breve!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Vou te ser bem honesta, apenas passei o olho na sua resenha porque eu vou pegar ele amanha pra ler e tenho medo de pegar algum Spoiler no ar. Quero deixar as surpresas para leitura.
    Amei O Demonologista e só por esse motivo comprei Os Condenados. Fora a Darkside arrebentando no acabamento do livro...
    Espero gostar da obra tanto quanto O Demonologista!

    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  14. Eu não me atento muito aos livros da Darkside pois eles não são bem o meu estilo de leitura. Sabia desse, mas é a primeira resenha que leio e preciso dizer: fiquei com a maior vontade de ler o livro.
    O que mais me chamou a atenção foi o fato de ter um narrador mas a estrela ser a irmã e, me pareceu que os dois estão muito bem construidos e estruturados, assim como a história.
    Tenho um certo receio de ler porque sou medrosa - e arrepiar os cabelos da nuca não é minha sensação preferida - mas fiquei mais do que curiosa com o livro e acredito que irei arriscar e dar uma chance :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lica,

      Fico muito feliz em ter conseguido despertar o seu interesse. O livro é excelente Lica, vale a pena os arrepios que ele provoca, procure ler durante o dia - e não a noite como eu - assim talvez você não fique com muito medo haha.

      Abraços

      Excluir
  15. Eu tenho O Demonologista e ainda não o li mas eu acho que vai ser uma boa leitura e este também me parece muito bom, porque não é um livro que eu costumo ler, mas adoro ver em filmes porque o visual parece melhor. Gostei da premissa do livro e de o personagem ter que se livrar de algo com o qual ele já tinha se acostumado.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Ainda não tive o prazer de ler nada do autor. Mas adoro livros do gênero e fiquei com mais vontade ainda de ler depois de você falar que o final foi surpreendente. Para variar, a edição da Darkside está simplesmente maravilhosa, não é?
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  17. Olá amore,
    Essa edição é uma graça né... já tinha visto em outro blog... e amei!
    Curiosa pra esse final, tão bem falado rs
    Adorei suas fotos!!!
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi,tudo bem? A dark side como sempre vem arrasando em suas publicações e com. Diagramação sempre impecável. Ainda não conhecia o livro mas curti bastante o enredo pois amo histórias com assombrações e fiquei curiosa para saber como ela morreu e se a outra garota que foi encontrada tem algo relacionado com isso.
    Dicq muito mais que anotada!
    Bj

    ResponderExcluir
  19. Olá.

    A Darkside sempre arrasando nas edições dos seus livros. Tudo lindo, perfeito e impecável. Eu amo comprar os livros deles, pois são super bem trabalhados. Eu não gosto muito desse gênero, então eu estou passando esse livro, mas tenho certeza que os amantes do gênero vão gostar da leitura. Eu morro de medo de livro assim rsrsrrsrs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Também achei incrível esse livro, desde a primeira página até o desfecho, que como vc disse foi um dos melhores até agora.
    Já quero ler mais livros desse autor, pois o suspence que ele cria é ótimo

    ResponderExcluir
  21. Oi, como sempre o trabalho gráfico da Darkside está maravilhoso, gostei muito da premissa da obra, espero que a história seja melhor desenvolvida que a do livro anterior que é bom, mas recebeu um final bem superficial que acabou deixando um pouco a desejar. Quero muito fazer essa leitura e espero ter oportunidade em breve. Sua resenha conseguiu me deixar animada com a obra, beijos
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Hey!
    Essa é a segunda resenha que leio desse livro e posso dizer que gostei bastante do enredo, e mais ainda da sua resenha. Essa coisa de vida após a morte, de sobrenatural e envolvendo irmãos gêmeos é sensacional e fiquei super curiosa pra conhecer. O trabalho da editora ficou muito bom mesmo pelo que percebi e estou louca pra conhecer.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Eu não costumo ler livros desse gênero, mas esse eu li alguns comentários esses dias e fiquei bem animada. Achei a premissa bem interessante, é bem bizarro essa coisa da irmã dele ficar o assombrando, que garota má kkkkk Mas deve ter um motivo e isso é que me deixa curiosa, porque quero saber mais sobre isso e saber que o desfecho foi bom me deixa ainda mais animada.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  24. Ooi! Que bacana essa edição! Já tinha lido resenha dele antes. Como é de um gênero que não leio muito, deixo a dica passar. Mas, parabéns pela resenha e fotos!
    Beeijos

    ResponderExcluir
  25. Com uma irmã com Ash, quem precisa de inimigos? A guria nem depois de morta dá trégua! pela resenha fiquei com pena do Danny, e curiosa para saber como sua irmã morreu e porquê era tão má assim. Os livros da editora estão ótimos, e este parece não ser diferente.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  26. Oie!
    Nossa, eu não sabia que já tinha saido uma continuação para o primeiro livro. Ainda não consegui comprar o anterior para saber mais da história. Espero fazer isso em breve. E quanto a edição, deve estar linda mesmo.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  27. Olá, tudo bem? :)
    Mal vi que o Stephen King tinha falado sobre esse livro percebi que não seria para mim. Sou muito medrosa e livros desse género tem que ficar bem longe de mim, a menos que eu queria aproveitar os dias que não vou conseguir dormir para estudar. Ora que boa ideia que tive agora né? Quando precisar ficar acordada para estudar vou ler um livro de terror aahahahahahahaha NÂO!!! Não conseguiria! Mas gostei da resenha e das citações.
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  28. Que personagem intrigante essa Ash, hein! Fiquei super curiosa para saber mais sobre os mistérios que a envolvem. Adorei a premissa da obra, e o projeto gráfico parece excelente. Adoro esse gênero de leitura, já quero ler esse livro.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  29. Oi, tudo bem?
    Não sei quais as motivações da Ash para agir de tal forma mas não gostei muito dela logo de cara.
    Fiquei bem curiosa com o livro apesar de sair daa minha zona de conforto eu o leria para saber como Danny lidou com a situação.
    Bjs

    ResponderExcluir
  30. Oii, tudo bom??
    Já venho lendo algumas coisa sobre esse livro, e eu realmente ando bem curiosa para lê-lo. Achei essa premissa de segunda chance e tal bem interessante. Quando tiver a oportunidade eu com certeza vou lê-lo com carinho. Curiosa para saber como Danny recebeu essa segunda chance e tal.
    Obrigada pela resenha, beijos

    ResponderExcluir
  31. Oi Vivi! Tudo bem?
    Conheço o autor, mas não sei se vou ler algo dele! Me dá medo! Amei sua resenha, mas sou extremamente medrosa, não leio, não vejo e não escuto nada de terror/horror. Me impressiono facilmente e fico dias pensando. Então prefiro não ler mas admiro a coragem de quem lê, pois é uma coragem que estou bem longe de ter!
    Bj

    ResponderExcluir
  32. Oi,
    Eu não tenho coragem de ler essa obra, ainda mais que você diz que é de arrepiar rs
    Sua resenha está perfeita, mas meu medo fala mais alto.
    A editora como sempre arrasa na capa e diagramação.
    beijos

    ResponderExcluir
  33. Oi Vivianne, tudo bem?
    Uau eu estou doida para ler esse livro, amo um bom terror e histórias de arrepiar e devo dizer que o enredo dessa obra é muito chamativa, com toda certeza vou tentar ir atrás para ler o mais cedo possível. Adorei sua resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir