25 agosto 2016

NA TELA: Hércules (2014)



Filme: Hércules
Diretor: Brett Ratner
Gênero: Ação/Épico
Ano: 2014
Nota: 3.5/5

Filho de Zeus, o semideus Hércules (Dwayne Johnson) sofre há 400 anos, por ter perdido toda a sua família. Após realizar os Doze Trabalhos, ele conhece seis homens sanguinários e impiedosos, e une-se ao grupo em busca de novas tarefas e de qualquer trabalho que puder encontrar, com a condição de ser remunerado. Esses homens assassinam diversas pessoas em seu caminho, e com isso acabam despertando fama na região, até que o rei da Trácia chama Hércules e convida-o a treinar o seu exército, na intenção de transformá-los em verdadeiros mercenários.


O filme dirigido por Brett Ratner (X-Men: O Confronto Final) é uma das diversas adaptações ao mito greco-romano de Hércules, no entanto, diferentemente das demais essa versão narra os eventos posteriores aos Doze Grandes Trabalhos com uma abordagem mais realista.

Esse Hércules (Dwayne Johnson, The Rock) nunca está sozinho, algo inédito até agora, contando com a ajuda de: 

  • Tydeus (Aksel Hennie), 
  • Atalanta (Ingrid Bolso Berdal), 
  • Amphiarus (Ian McShane famoso por interpretar Barba Negra em "Piratas do Caribe - Navegando em Águas Misteriosas"), 
  • Seu sobrinho/poeta Iolaus(Reece Ritchie conhecido pelo filme "O Dançarino do Deserto"), e 
  • Autolycus (Rufus Sewell famoso pela série "Eleventh Hour"). 

Depois de ter completado os Doze Grandes Trabalhos e perdido sua esposa Megara (Irina Shayk) e seus filhos no reino do rei Eurystheus (Joseph Fiennes famoso por interpretar o protagonista no filme "Shakespeare Apaixonado"), Hércules abraça a vida de mercenário até o dia em que ele e seus companheiros são procurados pela princesa Ergenia (Rebecca Ferguson), a mando do Rei Cotys (John Hurt conhecido por viver Adam Sutler no filme "V de Vingança"), que deseja contratar seus serviços. 

Primeiramente, Hércules não desejava lutar novamente, mas como bom mercenário, aceita a proposta, já que pagarão uma enorme quantia de ouro (exatamente o seu peso em ouro!). Chegando na Trácia, ao se encontrar com o Rei Cotys, a Hércules é pedida ajuda para treinar seu exército e enfim derrotar o tirano Rhesus (Tobias Santelmann) que levava o caos à sua cidade. Hércules começa o “trabalho” e a partir daí tudo que em que ele acredita será testado.


A colorização do filme valoriza as cores vermelha e amarela durante as cenas de luta, o que é proposital de forma a enaltecer a atmosfera bélica das batalhas, e azul/preto nos flashbacks do passado do herói, o que dá um tom mais sombrio nessas cenas.

O filme conta com apenas 98 min de duração, o que não o impede de ser recheado de cenas de ação. Sendo essas muito bem coreografadas e executadas, com cenas de lutas de tirar o fôlego. E ainda tem efeitos 3D impecáveis.

O filme é uma rara exceção à regra de Hollywood de exagerar na mitologia e fantasia, o que leva a uma abordagem mais realista da história. Focando na personalidade do homem por trás do mito, bem como em seus companheiros de luta (repito, algo inédito até agora em na indústria do cinema).

Durante o longa, percebemos que o mito de Hércules foi construído pelos poemas de Iolaus e pela ajuda de seus amigos, não somente pelos seus atributos físicos.

O que é realmente interessante é como Hércules e seu grupo usam sua inteligência e seus talentos ao invés de simplesmente usar força bruta a toda hora. Isso foi muito hábil ao filme como um todo, subindo o nível de entretenimento para um novo patamar do gênero ação/épico.

O roteiro aproveita muito bem a veia humorística nos diálogos do grupo do herói, tendo os personagens Amphiarus e Iolaus como os responsáveis pelas melhores cenas cômicas. Entretanto peca pela falta de diálogos de alguns personagens.

Acredito que o maior ponto negativo foi a atuação pífia de Joseph Fiennes, o que decepcionou bastante devido ao seu alto desempenho habitual nas telonas.

O enredo corre como uma serpente, ziguezagueando entre presente e passado, lembrando um pouco o filme "300" em alguns pontos, de modo que temos reviravoltas levemente polêmicas em relação ao mito original. Embora seja relativamente previsível, o filme tem um final à altura.

Assim, analisando os pontos fracos e os pontos fortes do filme, dou a nota de 3,5 estrelas.


- O filme encontra-se disponível no catálogo da Netflix (trailer aqui).

- O treinamento de Dwayne Johnson durou 8 meses.

- O filme foi baseado na HQ "Hercules: The Thracian Wars", publicada pela Radical Comics e de autoria de Steve Moore.

- O diretor Brett Ratner costumava dizer que seu ator predileto era Jackie Chan. Após Hércules, ele mudou de ideia: 

"Eu nunca vi alguém tão dedicado e profissional como Dwayne Johnson. Ele acorda tipo umas 2 horas da manhã quando as filmagens começam às 8h30. Daí ele começa a malhar, come 8 pedaços de bife e 12 ovos e depois volta para o treino."





Imagens promocionais

40 comentários:

  1. Eu não gosto muito desse tipo de livro, raros os que me gradam e esse não é um deles. Eu até gosto da história do Hércules mas esse filme não me atraiu em nada.

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Esse é um filme que não quis assistir, meu marido viu e achou somente 'assístivel', eu acho que Hércules já deu o que tinha que dar, e sempre achei meio exagerada essa veia cômica que insistem em inserir no personagem, beleza colocar cenas de comédia de vez em quando, mas é aquela coisa, do que você lembra dos filmes antigos e seriado do Hércules, eu só lembro que tinha partes engraçadas, mais nada. Isso sem falar que prefiro mil vezes o mito 'exagerado' do que a 'realidade' forçada de Hollywood.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniele,
      Eu também prefiro o mito exagerado! Por exemplo, a animação da Disney e outros filmes nesse estilo.
      Beijos!

      Excluir
  3. Oiii Lorena, como vai?
    Esse filme estava entre os meus queridinhos um tempo atrás, mas acabei desistindo mesmo de assistir diante do trailer que achei o ó e por amar os clássicos mesmo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgana!
      Eu confesso que só assisti porque sou fã do The Rock, pois também amo os clássicos.
      Beijos!

      Excluir
  4. Olá linda,

    Não sabia da existência desse filme e já li muitos livros e HQs que falam sobre Hércules e tiram a divindade do semideus que enfrentou os doze trabalhos mais destrutivos do planeta.

    Vou dar uma olhadinha e conferir o filme.

    Obs: Acho Jackie Chan o melhor ator em ação porque ele trabalha desde a atuação até a direção, não desmerecendo o ator em questão, porém Chan é espetacular em tudo que faz.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Joanice,
      O Jackie Chan é extremamente talentoso por natureza, o The Rock só é esforçado. ;)
      Beijos!

      Excluir
  5. Eu não me interesso muito pelo gênero, então não vi o filme é sinceramente não estou muito animada em assistir. Sua resenha ficou maravilhosa e bem detalhada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu vi o filme e achei mais ou menos. Meu filho adorou. Acho que pelas lutas e efeitos. Eu achei mais ou menos. Não sou super fã do gênero mas na falta de algo que eu queira muito ver, ele foi legal.

    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá LiteraKaos,
      Ainda bem que seu filho gostou! Sabe, sinto falta da valorização do menino e das suas qualidades...Incentivar os meninos a gostarem de luta, ação, carrinhos e salvar os desprotegidos não deveria ser tão massacrado pela mídia...
      Beijos!

      Excluir
  7. Olá,
    Não sou muito fã de nenhum dos filmes de Hércules.
    Embora goste bastante de mitologia e fantasia, esse filme em especifico não consegue chamar minha atenção em nada.
    Pulo a dica, mas achei legal conhecer um pouco mais, principalmente em relação às curiosidades.

    leitoradescontrolada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oie
    Eu já assisti hercules, tanto o desenho quanto o que saiu por agora e gostava muito do desenho, era sensacional para mim hahaha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Catharina,
      Concordo em gênero, número e grau! A animação é sensacional!
      Beijos!

      Excluir
  9. Eu sou suspeita não posso opinar pois gosto de ver filme e dificilmente acho algum ruim por pior que seja sempre vou dizer que amei é uma doença. Quanto a não exagerar na mitologia eu adoro quando exageram.
    Hércules é sempre bom.
    Bju
    Mary REIS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mary,
      É bom que tudo te agrade, nunca terá uma decepção! hehhe
      Eu também amo Hércules!
      Beijos!

      Excluir
  10. Bom saber que tem na Netflix, já vou lembrar de ver.
    Não sabia dessa versão, mas como gosto muio do Rock me interessei muito pra ver e sua avaliação ajudou bastante também. Ficou muito boa e me deu um gás pra ver o filme :)
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sofia,
      Obrigada pelos elogios, também gosto muito do The Rock.
      Beijos!

      Excluir
  11. Não achei o melhor filme do mundo, mas é uma história legal de acompanhar. Ainda prefiro a versão antiga do hércules.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Laoliphant,
      Qual versão? A animada ou live action?
      Beijos!

      Excluir
  12. Geralmente gosto de assistir filmes do gênero, apesar de muitas vezes, eles fugirem da real essência da história, mas fiquei bem curiosa de ver esse em especial l, justamente pelo olhar diferenciado que esse filme de mostra ter. Vou reservar um finde para assistir esse em especial.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tammy,
      Esse filme tem uma visão bem diferenciada do mito de Hércules, vale muito a pena.
      Beijos!

      Excluir
  13. Oi,
    Quase não vejo televisão, quando tenho um tempinho livre, prefiro uma leitura rs
    Também não é o meu estilo de leitura.
    Obrigada por trazer a resenha do filme e mostrar a sua opinião.
    Beijos
    Daya

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daya,
      O filme não é da televisão, está disponível na Netflix!
      Beijos!

      Excluir
  14. Olá!!
    Gosto muito de filmes, criei uma rotina com meu namorado de assistir um filme por noite pelo menos. Eu conhecia esse em seu lançamento, mas acho que não faz muito o meu estilo. :/

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mayara,
      Esse é um bom filme para ver com o namorado. Às vezes é bom fazer as vontades dele (homens adoram ação!).
      Beijos!

      Excluir
  15. Oiii!
    Não conhecia o filme. Vou dar uma caçada no Netfliz então rs
    Eu amava o desenho Hércules quando criança. Quem sabe eu goste do filme também.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cris,
      O filme é bem distante do desenho do Hércules, porém também tem muito humor.
      Beijos!

      Excluir
  16. Oie, tudo bem? Ainda não assisti esse filme, mas quando vi qual era o ator nem preciso dizer o quanto fiquei curiosa. Eu já gostava muito dele, quando fez Velozes e furiosos aí ganhou meu coração rs Que bom o filme estar no Netflix, assim posso assistir lá. Ótima indicação. Beijos, Érika ^-^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Érika,
      Escolher um filme pelo ator é um hábito que eu também tenho!
      Beijos!

      Excluir
  17. Oi!!
    Esse é o tipo de filme que eu tento ficar afastada, não gosto muito desse estilo, mas sei que se o marido achar ele na netflix, vai me fazer assistir com ele, tem tudo a ver com ele esse filme rsrsr.
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Liziane,
      Por que fugir de um gênero igual o diabo foge da cruz? kkkk
      Deixa o marida ser feliz! E aproveite para ter um momento a dois!
      Beijos!

      Excluir
  18. A história sobre Hércules e suas aventuras já está tão batida. Eu não sei se irei assistir, mas o desenho marcou a minha infância. Apesar de ser apaixonada pela mitologia grega esse eu passo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Faces em Livros,
      Não acredito que a história esteja batida. É um clássico da mitologia greco-romana. Sempre existirão obras a seu respeito.
      Beijos!

      Excluir
  19. Oi Lorena, tudo bem?
    Já assisti esse filme e gostei bastante. Nele não só o personagem principal se torna atrativo como os secundários. A trama, em suma, me agradou muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Italo,
      Obrigada por compartilhar sua opinião sobre o filme! Concordo com você, nunca tivemos tantos personagens secundários tão atrativos.
      Beijos!

      Excluir
  20. Oie, Lorena!
    Ainda não vi o filme, mas parece ser bem diferente mesmo das adaptações originais. A sinopse dele me incomodou um pouco, pois a achei meio confusa. Mas pela sua resenha, vale a pena conferir o filme e, por isso, já coloquei na lista do Netflix.
    Beijinhos
    Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anna,
      Obrigada, é uma honra ser melhor do que a sinopse oficial!
      Beijos!

      Excluir