22 junho 2016

GAMES: Análise Completa do Castlevania: Lords of Shadow - Mirror of Fate HD







Titulo: Castlevania: Lords of Shadow - Mirror of Fate HD

Produtora: Mercury Steam

Distribuidora: Konami
Lançamentos: 05/03/2013 para Nintendo 3DS,
                      29/10/2013 para Xbox360 e PS3.
                      27/03/2014 para PCs.
Gênero: Ação/ Aventura/ Plataforma 
Número de jogadores: Um jogador
Plataforma usada : PC
Nota: 4/5




O game garante batalhas memoráveis com ótima trilha sonora, gráficos relativamente belos e uma história épica da família de caçadores de vampiros, os Belmonts, além do sentimento de nostalgia de suas versões em 2D, lançadas para o Nintendinho, Super Nintendo, Playstation, portáteis entre outras plataformas. Com elementos dos clássicos Castlevania (1986), Castlevania: Dracula X (1995), um esquema de exploração semelhante ao renomado Castlevania: Symphony Of The Night (1997). Castlevania: Lords of Shadow - Mirror of Fate é uma verdadeira obra de arte para os fãs, com surpresa, temos 4 personagens jogáveis, sendo alguns deles antigos heróis aclamados, Gabriel Belmont, Simon Belmont, Alucard e Trevor Belmont, agradando tanto aos amantes dos primórdios em 2D quanto a geração atual, sem perder a dinâmica de combate elaborados ao estilo do reboot: Lords Of Shadow (2010).



"A luz enfrenta as trevas"





História:

O jogo dá continuidade ao fim do primeiro Lords Of Shadow, nele temos uma série de novidades.  Todos os personagens têm pontos de suas histórias completamente ligados, com muitos segredos e enigmas a serem desvendados sobre cada personagem. Cada capítulo conta a história de um dos protagonistas, de forma linear, cada uma delas ligadas através do fragmento do espelho do destino. 

"Gabriel e sua amada Marie "


O primeiro capítulo trata-se de um pequeno tutorial e nele é introduzida a historia breve de Gabriel, sua luta em acabar com as trevas e pela salvação da alma de sua esposa, terminando com um triste desfecho visto no final do primeiro game, descrito pelo espelho do destino.



"Lembranças que atormentam Simon "



O segundo capítulo acontece décadas após o primeiro capítulo, introduzindo a história de Simon (filho de Trevor) que busca vingança pela morte de seus pais e destruição de Drácula e todo mal que o cerca.






"Simon e Alucard em seu primeiro encontro"

O terceiro capítulo se passa simultaneamente com o segundo capitulo, agora na pele de Alucard, filho de Drácula. Ele desperta após anos em seu caixão, decide olhar o espelho do destino e recuperar suas lembranças, e assim aceita seu destino e luta contra o mal juntamente de Simon.





"Trevor Belmont e seu encontro face a face com Drácula"


O quarto e último capítulo, volta ao passado entre o desfecho de Gabriel e a busca de vingança de Simon. Trevor busca acabar com o mal, lutando contra o seu destino descrito pelo fragmento do espelho.







Gráficos:

"Artes conceituais dos games da TellTale"
O jogo é inteiramente em plataforma 2D com gráficos em 3D. Os gráficos cartoonizados, semelhante aos games da TellTale (Game of Thrones - A Telltale Games Series, The Walking Dead e Wolf Among Us), devem-se ao jogo ter sido feito para 3DS (portátil da Nintendo), posteriormente ganhado ports para as demais plataformas posteriormente. Durante todo o gameplay vemos calabouços, cavernas, torres de relógios, salões luxuosos, todos com um toque obscuro, mas incrivelmente belo. O traço dos personagens são bem trabalhadas, mas ainda faltam detalhes em suas expressões faciais, o que deixa de passar um pouco de emoção durante as cinemáticas. Os efeitos de partículas como fogo, água, faísca, e eletricidade são satisfatórios atendendo o padrão cartoonizado do game.
A pouca variedade de inimigos é um ponto notável, durante o game play percebi que demorava muito para que surgissem novas criaturas, contando com um bestiário de 32 criaturas variadas entre eles criaturas clássicas como zumbis, morcegos, tritões, esqueletos, etc.


Jogabilidade:

A jogabilidade é incrivelmente divertida, o sistema de combate em 2D é simples e intuitivo, semelhante ao “Lords of Shadow”, e para os iniciantes em jogos do gênero ainda contamos com uma lista de movimentos. Encontramos muitos quebra-cabeças durante todos os arcos do jogo, o que quebra um pouco da monotonia de exploração e combate, o que é um ponto bem divertido. Em alguns momentos também utilizamos Quick Time Events, principalmente na luta com algum boss. 


Cada personagem tem suas próprias armas e habilidades especiais, obtidas com o progresso no jogo. O curioso é que tais habilidades fazem menção a vários jogos antigos como a neblina e forma de licantropo de Alucard, vista em Symphony Of The Night, os machados e frascos de fogo arremessados por Simon, armas presentes em vários títulos do Castlevania
Levei aproximadamente 9 horas para finalizar o game com 100%, mas para os apressadinhos temos uma jogatina de aproximadamente de 7 horas.



Pontos negativos:

A pouca opção de armas e de customização no personagem é um pouco chata. Lembro-me de quando as criaturas dropavam itens, além do XP, isso tornava as lutas muito mais animadora, pois conseguir aquele item de 0,1% chance de drop dava uma sensação de dever cumprido. No quesito história, mesmo que bem-feita e construída, ainda creio que faltou emoção, algo que me fizesse sentir aquela explosão de alegria, ódio ou tristeza, apesar do final épico.


Conclusão:

Além de estar totalmente legendado em sua versão Steam, o jogo é um tributo notável à velha guarda dos games e uma ótima indicação para quem quer conhecer a série hoje e ainda sentir um pouco da “essência retrô”.




Castlevania Mirror of Fate : HD
Veja mais em nossa galeria

35 comentários:

  1. Caraaaaaaaaaaaa, eu sempre fico boiando legal nesses lances de Game, não entendo absolutamente nada, mas fiquei aqui curiosa para tentar jogar esse game hahahahhahahahahhaha, a história dele é muito top, uma pena ter poucas opções de armas.
    Gostei bastante do post. ótima analise.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem ? Aproveite as promoções de férias da Steam e jogue. Realmente é uma pena a pouca opção de armas, em Symphony of the Night haviam mais de 60 armas variadas, isso sem falar das capas, aneis e equipamentos!

      Excluir
  2. Eu zerei esse jogo e gostei muito legal, ele restaura nostalgicamente os antigos e bons jogos em 2D acrescentando elementos 3d nas CGSe claro fazendo alusão ao clássico Castlevania do Playstation, quando jogávamos com Alucard. Esse remake da saga ficou bom e rememorou ou bons tempos! Mais o Lord of shadows para mim ainda é o melhor da saga! (*.*)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Lords of Shadow 1 é simplesmente épico, joguei sua versão de PC 3 anos após o lançamento para consoles (custou a sair no PC), e é uma pena eu não ter tido a oportunidade de jogar sua sequencia, o lords of shadow 2!

      Excluir
  3. Caraca, que maneiro!!!! Se tem uma pessoa que vai gostar de jogo é o meu irmão, ele é vidrado nessas coisas. Eu já joguei muito com ele, mas hoje em dia não é mais meu estilo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica uma boa dica para o teu irmão :P , e quem sabe um dia você não volta a jogar ?
      Abração

      Excluir
  4. Oi, como vai?

    Bem, aqui fico mais fora que arco de barril, não gosto desses jogos, para ser sincera de nenhum deles, portanto, não me interessa e nem sei discutir o assunto, mas, com toda certeza para quem curti jogos, uma excelente dica.

    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei tudo bom ? É uma pena não gostar de jogar, mas como qualquer pessoa você deve gostar de boas historias, e por sorte Castlevania nos dá uma ótima historia de fundo. Infelizmente não existem livros contando toda a historia, então tento me contentar jogando ou com as fanfics e HQs.

      Excluir
  5. AMO AMO AMO AMO DE PAIXAO ESSE JOGO ♥
    Nossa, gosto demais desse jogo, sou simplesmente fascinada por tudo, entao sou mt suspeita pra falar qualquer coisa sobre o desenvolvimento do jogo.

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raissa para você amante da série, fica aqui a Referência : "What is a man? A miserable little pile of secrets". Com isso espero que vc baixe seu emuladorzinho ou tire o PS1 da gaveta e relembre um dos melhores games da série <3 .

      Excluir
  6. Oiii Victor, tudo bem?
    Rapaz que saudade de jogar, eu tinha vários jogos para o ps1, e do castlevania <3 era um dos meus favoritos, adorei ver essa postagem e quero muitas indicações, fala do crash que saudades. Vou ver se consigo voltar a jogar.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Morgana tudo ótimo e contigo ?
      Tenho novidades sobre o Crash Bandicoot, ele estará de volta a nova geração, foi apresentado um trailer na e3 desse ano. Mas infelizmente eu só jogo no PC e provavelmente não vou conseguir joga-lo :/

      Excluir
  7. Já joguei Castlevania para Super Nintendo, e Nintendo 64, gostei mais do Super, porque no do 64 eu não conseguia sair de um bendito castelo, rsrs. Castlevania é um jogo que não sei de moda, igual a Zelda, Mortal Kombat, entre muitos outros que estão sempre ganhando uma nova roupagem. Parabéns pelo post, deu até saudade, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveita a promoção de férias da steam e mate sua saudades :p . Abração

      Excluir
  8. Cara, tem tanto tempo que eu não jogo nada... Meu irmão ficou com o meu Xbox quando me mudei :/
    Eu não curto muito esse tipo de jogo, mas com certeza eu jogaria ele. Sobre a arte do game: Tem uma arte bem bacana e me lembrou o TWD que joguei. Vou anotar a dica, fiquei curioso =D
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá vitor tudo bem ? de fato a arte do jogo parece MUITO com os games da telltale. Um dia se você tiver uma oportunidade tira um tempinho pra jogar

      Excluir
  9. Oii Victor, tudo bem? Eu adorei seu post, bem completo, mas não jogo mesmo. Acho que o únicos já joguei foi Mário Bros e GTA! kkkkk Mas vale a dica para quem realmente curte.
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá gabi tudo bem ? Esse é um jogo simples até para os iniciantes, fica a dica. Em breve darei mais dicas de jogos e quem sabe você não joga algum deles e se apaixona pelo universo dos games

      Excluir
  10. Oie. Eu não tenho video-game e não jogo no pc, mas sou doida pra jogar e fico babando quando vejo algum jogo. Vou guardar a dica e me lembrar dele quando tiver a oportunidade de jogar.
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Oie tudo bem? Gostei da premissa e do gráfico do jogo, se meu notebook comportasse com certeza eu jogaria.

    ResponderExcluir
  12. Ah, eu adoro jogar videogame, mas gosto de jogos tipo mario, Lego esses mais infantis.. rsrs
    Vou repassar sua dica pro meu marido que adora esse tipo de jogo! :)

    ResponderExcluir
  13. Oie, tudo bem? Não sou muito de jogar esses jogos, mas a proposta dele é muito legal. Gostei muito dos gráficos, dos personagens, a fotografia é bem bonita, imagino o quanto deve ser legal jogá-lo. Gosto de jogar Need for speed e Super Mario rs é bem diferente desse que você indicou rs Pra quem gosta é uma excelente dica! Beijos, Érika ^^

    ResponderExcluir
  14. Não sei nadica de games haha achei o jogo bem interessante, mas não tenho o costume de jogar nada.

    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Não entendo muito sobre jogos, mas gostei bastante do visual.
    A história parece ser bem trabalhada.

    http://euinsisto.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Ainda não joguei, mas sempre procuro jogos com batalhas e vampiros, foi muito bacana conhecer a história por traz do game

    ResponderExcluir
  17. Olá Victor, acho que joguei todas as versões anteriores de Castlevania e ainda tenho algumas delas aqui em casa *-* Ainda não tive a chance de testar essa versão, mas pelos seus comentários ela parece estar bem legal *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  18. Olá Victor!
    Nossa que publicação demais!
    Acredito que eu nunca vi falarem de um jogo tão bem assim quanto nessa resenha.
    Não sou muito de jogar, mas meu primo ama. Por isso vou mostrar para ele esse jogo, isso é, se ele já não conhece.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  19. Victor, joguei Castlevania a uma vida atrás...
    Não lembro de mais nada, mas gostei dos gráficos.
    Muito chato não ter muita opção de armas.
    Amei sua resenha.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  20. Oie
    que legal que gostou tanto assim do game em geral, não é meu estilo e não costumo jogar muito apesar de que antigamente jogava bastante mas outros tipos de jogos hehe

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Victor, tudo bem?
    Confesso que não entendo nada de games. Mas adorei esse cenário e fiquei animada com o quebra-cabeças, simplesmente sou fascinada por quebra-cabeças. Que bom que mesmo não sendo um pouco monótono, às vezes, você gostou. Sua crítica ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Não conhecia o jogo, mas eu soou meio viciada nessas coisas então com certeza vou dar uma conferida. Não sei... esse tipo de game sempre me conquista, mesmo quando todo mundo fala que não é tão bom.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá.

    Não sou muito de jogar, fazia isso antes, mas agora sempre quando penso em voltar a jogar, mudo de ideia. Sempre quis jogar todos esses jogos que vejo e esse está incluso, mas nunca consigo ficar muito tempo jogando, acaba perdendo a graça pra mim depois de um tempo. Queria que fosse diferente.

    ResponderExcluir
  24. Olá Victor, tudo bem?

    Eu até gosto de games. Eu só não jogo pelo meu PC não suportar muitos jogos e por não ter vídeo game. Particularmente jogos como Castlevania, não estão entre os meus favoritos.

    Joguei há muito tempo por emulador de GBA. Independente disso, curti bastante a sua matéria.

    Abraços,

    Gabriel Albuquerque

    ResponderExcluir
  25. Olá, esse é uma das poucas análises de games que confiro em blogs literários...gostei do post, mas não sei se esse jogo é muito meu estilo, mesmo assim gostei da dica!

    Abraços

    ResponderExcluir
  26. Estou louco para jogar esse jogo já faz um tempo, baixei a demo dele para meu New 3ds e achei muito bacana tudo nela, e os efeitos do 3d no 3ds ficaram muito bons (não cansativos igual alguns outros jogos) !

    ResponderExcluir