29 janeiro 2018

RESENHA : JOÃO E MARIA - NEIL GAIMAN/LORENZO MATTOTTI

Título: João e Maria
Autor: Neil Gaiman e Lorenzo Mattotti
Páginas:55
Editora: Intrínseca
Nota:5/5
Sinopse: O prestigiado escritor Neil Gaiman e o brilhante ilustrador Lorenzo Mattotti se encontram para recontar o clássico João e Maria . Familiar como um sonho e perturbador como um pesadelo, o conto narra a saga de dois irmãos que, em tempos de crise e falta de esperança, são abandonados pelos próprios pais e precisam enfrentar com coragem os perigos de uma floresta sombria. Em um texto poético, Gaiman revive a tradição dos contos de fada, dando profundidade à aventura dos irmãos, mas sem abandonar a autenticidade e o talento único de mesclar realismo e fantasia que o transformaram em um dos maiores autores de sua geração. Mattotti, por sua vez, dá um ar inteiramente novo ao clássico. Seus traços criam um jogo de luz e sombra, permitindo que o leitor desvende aos poucos a imagem, assim como os segredos da história de João e Maria. 
Avaliação

"Isso tudo aconteceu há muito tempo, na época da sua avó, ou no tempo do avô dela. Muito tempo atrás. Naquela época, todos viviam nas margens de uma grande floresta...."

Quem disse que não podemos voltar a nossa infância através da leitura? Claro que sim. Essa é uma das muitas versões da história, com uma diferença: quando vi nos contos de fadas na minha infância, os pais deixam os filhos na floresta para protege-los, aqui o pai deixa os filhos na floresta a pedido da mulher, pois assim não teriam  mais uma boca para alimentar.
Somos quatro-disse a mãe.- Quatro bocas para alimentar. Se continuarmos assim, vamos todos morrer. Sem as bocas a mais , você e eu teremos uma chance.

E assim inicia a história.
João e Maria foi publicada pela primeira vez em 1812 na primeira coleção de Contos de fadas dos Irmãos Grimm, mas acredita-se que sua origem seja mais antiga, e até hoje, cada lugar do mundo a conta em uma versão.
Alternando história com ilustrações incríveis que te leva totalmente para a cena, o livro fica muito prazeroso para ler. 


A edição está linda, em capa dura, folhas brancas e não encontrei erros.
Uma leitura rápida, que gostei muito relembrar.
Indico a todos.



-Hoje, quando o forno estiver quente o bastante ,vamos assar seu irmão - explicou a velha. -Mas não fique triste,pequenina.Eu lhe darei os ossos dele para mastigar.


22 comentários:

  1. Oiii tudo bem?
    Que demais essa dica menina, fiquei apaixonada pela dica e apenas assisti ao filme e amei, essa parece ser uma ótima pedida também! ótima resenha e lindas fotos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Já fui apaixonada por tudo que se dizia escrito pelos Irmãos Grimm, hoje sou mais de boa, mas ainda sim sou curiosa com essa estórias. João e Maria é um clássico com várias versões, então com certeza adoraria ler esse e tenho que concordar que a edição está realmente linda. Já quero.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Nossa, esse livro está tão lindo que mesmo sem ser o meu conto preferido, estou morrendo de vontade de ter, de ler e voltar à infância. Lembro que quando eu era bem pequetucha, após ouvir essa história, fiquei sem comer doces, com medo da bruxa. kkkk Que nostalgia!

    Abraços,
    https://literaleitura2013.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá! Que fotos lindas, e que livro lindo!! Contos de fadas são muito nostálgicos, apesar de lembrar os fantasiados da infância, eu gostos dessas versões mais obscuras!! As ilustrações são lindas e o Neil Gaiman nunca decepciona!! Ótima dica!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Nossa, sou doida para ler esse livro, mas ainda não tive a oportunidade, hahaha. Adorei tua resenha, ficou ótima!

    Beijos,
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Que diagramação lindaaaa... Adorei. De vez em quando é tão gostoso revisitar os clássicos da nossa infância...

    Bjs.
    Amanda Nery
    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi tudo bem?
    Li várias versões de João e Maria, todas elas me supreeende, esse é mais um que vou ter em minha coleção, que capa linda e por dentro parece ser lindo, valeu pela dica, anotada e ansiosa para ler!

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Um clássico é um clássico! ❤
    Sou apaixonada pelos contos clássicos. Acho que mora uma inocência nas primeiras versões das histórias. As versões contadas, hoje em dia, são bem variadas, e, muitas vezes vários assuntos são problematizados pela sociedade.
    Gostei dessa edição aqui comentada por você. Tenho certeza que vou amar.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Que bom saber que gostou do livro, pois eu amo contos de fadas e já estou de olho nesse livro faz tempo!

    ResponderExcluir
  10. Eu sou louca para comprar esse livro. Gosto de versões mais sombrias de contos de fadas. E as ilustrações parecem ser incríveis.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi, Jis. Que resenha empolgante, eu já estava curiosa para conhecer a obra e agora eu fiquei ainda mais. Tenho certeza que a leitura será ótima.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Que interessante um livro do Neil Gaiman sobre João e Maria. Não conheço a escrita dos autores, mas já fiquei com vontade de realizar a leitura. A edição está uma lindeza.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Eu já li esse livro e concordo com você: É uma volta à infância - e um tanto cruel abandonar as crianças porque a mulher pediu. A edição está realmente demais, a Intrínseca caprichou.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Olha que interessante! Não conhecia, apesar de conhecer o autor. Adorei a dica e mesmo que não leia, gostei da diagramação e das ilustrações. Parabéns pela resenha e dica anotada!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Eu conheço a história de João e Maria e fiquei muito contente por conhecer suas impressões, principalmente, com relação a edição. Já li algumas obras do Neil e confesso que não curti muito a escrita dele e não fiquei nada curiosa para ler, infelizmente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Quem não conhece essa história? Não é uma das minhas preferidas, mas fez parte da minha infância e eu tenho carinho por ela. Amei a edição, achei belíssima. Agora estou montando para o meu sobrinho uma mini biblioteca infantil e quando ele tiver idade para esse conto pretendo colocar na lista, então a dica vai ficar guardada até lá.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Gosto muito de João e Maria e essa edição está realmente perfeita!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Que edição maravilhosaa! É muito bom relembrar essas histórias que eram muito boas na nossa infância, João e Maria era um dos meus preferidos haha. Adorei a sua resenha e vou anotar a sua dica, bjss!

    ResponderExcluir
  19. Oi Jis, como está?
    Eu adoro um bom conto de fadas e esse com certeza é um deles. Só imagino a beleza que a leitura não deve ser, considerando que quem escreve é o Gaiman. As ilustrações parecem lindas!
    Abraços e beijos da Lady Trotsky
    http://galaxiadeideias.com
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oi, Jis ^^
    Neil Gaiman é um autor querido para mim que me traz muita frustração. Os seus enredos me são muito bons, mas tem altos e baixos. Até agora não encontrei um que me despertou a completa paixão absoluta.
    João e Maria desejo ler principalmente pela parte gráfica dele com suas ilustrações sombrias. Fiquei muito entusiasmo quando descobri esse lançamento e só desejo ter uma oportunidade para me jogar de cabeça. Estou quase ao ponto de adquirir o formato digital pois não encontro ninguém que queira trocá-lo. kkk
    Interessante ver a abordagem do autor em modificar os motivos para as crianças serem abandonadas. Nada justifica eles serem abandonados.
    Obrigado pela resenha, girl!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem? Tenho muita vontade de ler esse livro. *-* Sou apaixonada pela escrita do Gaiman. Dica anotadíssima e suas fotos só abrilhantaram ainda mais a obra. Um beijo e todo o sucesso com o blog.

    ResponderExcluir
  22. Gostaria muito de poder resenhar essa obra no meu blog, pois achei a capa muito bonita e também gosto bastante das obras de Neil Gaiman. Além de ser de uma temática que gosto bastante :)

    Portal GATILHO
    https://portalgatilho.wordpress.com

    (PS.: Meu comentário anterior saiu errado, pode deletá-lo?)

    ResponderExcluir